-- inicio ---

Header Ads

Principais causas da queda de cabelo

O que é a ponta branca dos cabelos

Notem que alguns fios de cabelo que caem possuem uma pontinha branca, apesar de muitos pensarem que se trata da raiz do cabelo não é, mas sim a mucina, parte que prende o cabelo no folículo, e se o ciclo normal do cabelo não foi completado como devia,  a ponta branca sai junto com o fio, sinal de alerta.

Principais causas da queda de cabelo

Vários são os fatores que podem influenciar na queda dos cabelos, desde problemas de saúde como disfunções hormonais, hipotireoidismo, estresse, anemia ou falta de ferro,  vitamina A, do complexo B e C até por conta de dieta com restrições de nutrientes,  podem causar queda excessiva de cabelos. 
Além disso, também podem causar excessiva queda de cabelo o pós cirúrgico de estômago, uso contínuo de produtos químicos nos cabelos, como tintura, alisamentos podem causar a queda de cabelos em excesso, banhos de água muito quente, que resseca os fios de cabelos, tira a proteção natural dos fios e ainda pode causar caspas e seborreia. A temperatura ideal da água é de 20°C.
Prender demais os cabelos, principalmente molhados, causa queda de cabelo. Elásticos apertados no alto da cabeça num rabo de cavalo, puxar demais os fios da frente da cabeça podem causar a inflamação dos folículos capilar e queda dos fios, conhecida como alopecia por tração.
O estresse excessivo causa deficiência de nutrientes pelo gasto extra de energia, além de aumentar o cortisol, hormônio que diminui o processo de crescimento e divisão celular causando queda acentuada dos fios.
Medicamentos como antibióticos, remédios para pressão alta enfraquecem o cabelo, já os remédios antidepressivos interferem no ciclo de vida do cabelo levando à queda.
Durante a gravidez os efeitos hormonais fortelecem os cabelos, que ficam brilhosos e com mais volume, mas após o parto, normalmente durante a amamentação, os cabelos ficam frágeis e caem, o que volta ao normal após um tempo.
Alopecia areata é uma doença autoimune que faz com que os cabelos de uma região da cabeça caiam todos, ficando uma falha no local.

Cuidados para evitar queda de cabelo

Para quem faz uso de química, a dica é uma semana antes da aplicação da química, fazer um tratamento  com shampoo e condicionador selante  com queratina, ceramidas, spirula e aminoácidos.
Lavar os cabelos com regularidade evita a oleosidade, a descamação do couro cabeludo, o ataque de fungos que levam a queda de cabelo.

Tratamentos para queda de cabelo

No caso da calvície ou alopecia androgenética, a solução é o transpante capilar.
O Minoxidil é um medicamento tópico que melhora a vascularização no couro cabeludo e o uso contínuo faz crescer cabelo.
Uma loção a base de latanoprosta (usada no colírio para tratamento de glaucoma), faz crescer cabelo, fazendo que o ciclo capilar seja completo.

Nenhum comentário