-- inicio ---

Header Ads

Como Fazer Cortina com Varão Com ou Sem Forro

Material
Máquina de costura
Tecido escolhido com três vezes à medida da largura da parede, para ficar bem franzida.
Varão
Ponteira
Ilhós (figuras 2 e 3 da foto ao lado)
Linha de costura
Tesoura
Alfinetes
Fita métrica, metro, régua
Entretela de 10 cm – (figura 1 da foto ao lado)
Passo a passo da Cortina com varão
Primeiro você deve tirar as medidas do lugar onde deseja colocar cortina, se for parede toda e cortina longa, meça o comprimento, deixando em média 23 cm a mais embaixo, sendo 20 cm para a barra e 3 cm para a costura e meça e em média 13 cm a mais na parte de cima, sendo 10 cm para barra e 3 cm para a costura. No caso de tecido fino, compre a mesma quantidade de tecido para o forro.
A cortina longa deve ser instalada abaixo do gesso. A cortina curta pode ter uma distância maior entre o varão e o teto.

Para cortina curta e somente na janela, deixe 20 cm de barra, que você irá dobrar 2 vezes, ficando 10 cm de barra pronta. Nas laterais o tecido deve ficar 15 cm a mais de cada lado, além de mais 6 cm para a bainha lateral, dobrando em dois e costura de 3cm. No alto da cortina, deixe 20 cm para barra, dobrando 2 vezes de 10 cm mais 10 cm, finalizando a barra com 10 cm dobrados.
Corte o tecido ao meio, dividindo-o em duas partes iguais, marque as medidas e alfinete ou alinhave. Para evitar emendas na cortina longa, o tecido pode ser cortado na horizontal, caso não queira, compre 3 alturas da medida.
Embutir a entretela, ao fazer a barra de cima da cortina, faça as costuras laterais e barra.
Como colocar o ilhós
Marque a distância de 9 a 12 cm de um ilhós a outro, tomando o cuidado em deixar número par de ilhós para que finalize na mesma posição. Faça um círculo com o próprio ilhós em cada ponto de marcação, recorte com cuidado, passe zig zag nas pontas para evitar que desfie e coloque o ilhós em cada furo deixado.
Compre o varão na medida da largura da parede ou onde vai colocar a cortina. Para cortina com forro, é preciso varão duplo. Fixar o varão na parede. Passe os ilhós no varão, fixe a ponteira e está pronta sua cortina.
Além do ilhós, você pode fazer passante do próprio tecido da cortina em tiras ou inteiriço ou usar argolas como mostram as fotos abaixo. A figura 1 é uma cortina de crochê de varão com argolas e a figura 2 é uma cortina de crochê de varão com tiras. O mesmo processo pode ser feito no tecido.
Via: Essaseoutras

Nenhum comentário