-- inicio ---

Header Ads

Toxoplasmose na Gravidez. Gestantes pode ter contato com gatos?


TOXOPLASMOSE NA GRAVIDEZ. Gestante não pode ter contato com gatos... Mito ou verdade?

MITO!

O gato pode transmitir toxoplasmose, se estiver contaminado com o protozoário Toxoplasma gondii. Através das suas fezes, há eliminação de cistos do toxoplasma, e apenas se a gestante tiver contato com as FEZES do gato estaria sujeita a riscos.
Apenas 1% dos gatos transmitem toxoplasmose, e isso só vai acontecer se eles estiverem doentes, na fase de eliminação dos oocistos. 
Os gatos podem contaminar pessoas ou o meio ambiente. Os outros animais ficam com o protozoário alojado nos músculos, por isso não se recomenda ingerir carne crua ou malpassada.
Portanto se você está grávida e tem gato (ou se alguém da sua família tem), não há o que temer!!!!
Apenas evite o contato com fezes de gatos e siga algumas dicas: 

✅Certifique-se de cozinhar bem todas as carnes, já que o parasita pode ser encontrado em carnes cruas ou malpassadas. (ISSO NÃO VALE PARA PEIXE!!!! Peixe crú NÃO transmite toxoplasmose!!!!! Se alguém falar isso, por favor atualize essa pessoa desinformada)
✅Lave bem as mãos depois de mexer em carnes cruas. 
✅Se você gosta de mexer com plantas no jardim, é sempre bom usar luvas e depois lavar bem as mãos, já que pode haver contato com fezes de gatos no solo. 
✅Peça alguém para limpar diariamente a caixinha de areia com fezes do gato.
✅Tente não entrar em contato com as fezes do felino.

Para as fezes serem "contaminantes" leva 3 ou 4 dias, e precisam estar secas (para o cisto esporular). Se o seu gato mora em apto/casa telhada, e não tem toxoplasma, provavelmente ele não terá, ao menos que ele se alimente de carne crua ou que a agua fornecida esteja contaminada (e assim você também se contaminará, caso tome dessa agua ou lave os alimentos com ela).
Ainda tem medo? Peça exames pro seu médico e seu veterinário! 😉
A informação é a melhor prevenção.

Nenhum comentário