-- inicio ---

Header Ads

Sintomas de Tuberculose pulmonar, extrapulmonar e infantil

A bactéria Bacilo de Koch (BK) é a causadora da tuberculose que, geralmente, afeta os pulmões, mas não somente, podendo também em alguns casos afetar qualquer outra área do corpo, como os ossos, intestino ou bexiga. Desta forma, a tuberculose de um modo geral, causa sintomas como:
  1. Febre, aproximadamente 37.5ºC, especialmente ao entardecer e à noite;
  2. Perda de peso lenta mas progressiva;
  3. Falta de apetite;
  4. Suor noturno exagerado que chega a molhar o lençol;
  5. Cansaço;
  6. Mal-estar geral.
Associado a estes sintomas, surgem outros específicos da tuberculose pulmonar ou extrapulmonar.

Sintomas da tuberculose pulmonar

Além dos sintomas gerais de tuberculose, a tuberculose que afeta os pulmões, provoca sintomas como:
  • Tosse durante 3 semanas, inicialmente seca e depois com catarro, pus ou sangue;
  • Dor no peito, junto ao tórax e dificuldade em respirar;
  • Produção de escarro esverdeado ou amarelado.
Observação importante, no início dificilmente irá perceber os sintomas da tuberculose pulmonar, ou seja, é possível que alguns indivíduos podem estar contaminado há alguns meses e ainda não ter procurado auxílio médico.

Sintomas da tuberculose extrapulmonar

A tuberculose extrapulmonar, que atinge outros órgãos e outras partes do nosso corpo, como rins, ossos, intestino e meninges, por exemplo, causa sintomas gerais como perda de peso, suores, febre ou cansaço, por exemplo.
Além desses sintomas, pode-se sentir dor e inchaço no local onde o bacilo está alojado, porém, como a doença não é no pulmão, não há sintomas respiratórios envolvidos.
Sintomas de Tuberculose Infantil
A tuberculose em crianças e adolescentes provoca os mesmos sintomas do que no adulto, levando a febre, cansaço, falta de apetite, tosse por mais de 3 semanas e, por vezes, aumento das ínguas.
Geralmente, são necessários alguns meses para se diagnosticar a doença, pois pode ser confundida com outras e, a tuberculose pode ser pulmonar ou extra pulmonar, afetando outros órgãos da criança.

Nenhum comentário