-- inicio ---

Header Ads

Cuidados após queimaduras de sol


Então você ignorou todas as minhas colunas que falavam sobre proteção solar. Ignorou todas as notícias em jornais, TV e revistas falando sobre câncer de pele. Foi para a praia, ficou esparramado sob o sol, não passou protetor suficiente e virou um pimentão. Ah, você… Apesar de querer dar uma bronca, olha como você escapou: vou dar dicas do que fazer nesse caso, para amenizar os danos.

Pele queimada como pimentão

A radiação emitida pelo sol agride a pele. Queima suas células e danifica seu DNA. As células morrem, causando inflamação. É por isso que a pele fica vermelha, ardida, inchada. Após alguns dias, as células mortas são eliminadas do nosso corpo, e então a gente descama. Depois que a queimadura aconteceu, nada detém o processo de dano ao DNA, morte e eliminação das células. O estrago já foi feito. Os cuidados que a gente tem com a pele queimada servem somente para aliviar os incômodos sintomas desse processo.

O que fazer?

1-Aplique compressas frias sobre a pele quente, para resfriar. Você pode usar toalhas umedecidas em água fresca.

2-Um modo mais radical de resfriar a pele é entrar numa banheira com água fria. Para aumentar o poder de hidratação desse banho, coloque um punhado de maizena na água. Além de hidratar, a maizena combate a inflamação. Não use óleo de banho.

3-Não tome banho com água quente, e não exagere no sabonete.

4-Depois do banho, capriche no hidratante. Para aumentar o alívio que o este produto oferece, deixe-o resfriar na geladeira antes da aplicação.

5-Beba bastante água, pois isso ajuda a hidratar a pele.

6-Não exponha a pele queimada ao sol. Ela é fina e sensível. Fique à sombra e proteja-se com roupas.

7-Bolhas não devem ser estouradas. Elas protegem a pele nova e sensível, que ainda vai amadurecer.

8-Não arranque a pele que está descamando. Do mesmo modo que a pele da bolha, também essa serve para proteger a pele mais jovem.

9-Se você se queimou muito, consulte seu dermatologista, pois talvez seja o caso de usar algum medicamento.

E, por último, não repita mais esse erro. Os excessos ao sol e os danos à sua pele se somam durante a sua vida. Portanto, quanto mais vezes você sofrer queimaduras de sol, maior o seu risco de desenvolver câncer de pele.

Nenhum comentário