-- inicio ---

Header Ads

Como Secar folhas para chá – Dicas de Secagem de Ervas e Como Guardar sem Mofar

Como Secar folhas para chá

A maioria das folhas para chá deve ser seca ao ar livre, com boa ventilação para evitar que mofem ou embolorem e mantenham seus nutrientes. Veja algumas folhas para chá e como secar corretamente.
O chá de folhas de amora por exemplo, é muito recomendado para controlar os sintomas da menopausa, para fortalecer os cabelos, ajudar emagrecer e muitos outros benefícios.
Para secar as folhas de amora e usar em chás a dica é secar na sombra.
Colher os galhos de erva cidreira num dia seco, sem excesso de umidade, lavar bem as folhas, amarrar os galhos e pendurar num lugar ventilado e à sombra.
As ervas com galhos, como a melissa ou erva cidreira, a dica é cortar os galhos com uma tesoura ou faca, lavar bem para retirar poeira ou sujeira.
No caso das ervas com caule comprido, fazer um molho, amarrar na ponta de deixar que sequem pendurada num lugar bem arejado e seco.
Para secar em bandeja, a dica é forrar uma bandeja ou papelão com papel toalha absorvente, colocar as folhas espalhadas, cobrir com papel de seda e colocar à sombra e num lugar ventilado.
A cada dois dias virar as folhas de ervas até ficarem secas e quebradiças.
Num recipiente fechado, livre de luz e seco, as folhas para chá podem ter validade de até 18 meses.
No caso de flores e sementes, como a erva-doce, a alfazema, o correto é secar a erva em sacos e nos galhos sobre bandejas, para que o aproveitamento seja total.
Secar ao ar livre é a melhor forma de aproveitar todos os nutrientes das ervas medicinais, porém, pode-se secar ainda no micro-ondas e forno convencional, onde se perde parte dos nutrientes.

Como secar folhas para chá no micro-ondas

Forrar o prato do micro-ondas com papel toalha, espalhar a erva limpa, cobrir com mais papel toalha, colocar dentro do micro-ondas uma xícara das de chá de água e ligar o forno micro-ondas na potência alta até secar totalmente as folhas, que vão perder a cor verde intenso, e se desmanchar quando a apertamos.

Como secar folhas para chá no forno

Aquecer o forno a 100 °C, colocar as ervas em uma bandeja forrada com papel manteiga e espere secar bem.
Esperar esfriar, amassar as folhas se necessário e guardar em recipientes sem entrada de luz.
O tempo para secagem das ervas ao ar livre é de 15 a 20 dias, um processo mais demorado mas que mantém suas propriedades medicinais.
As folhas para chá secas têm aroma mais intenso, diminuindo então a concentração da erva no chá. Uma colher das de sopa de erva fresca equivale a uma colher das de chá de erva seca.

Nenhum comentário