-- inicio ---

Dicas de decoração para apartamentos de praia

Ter um imóvel na praia é literalmente ter uma segunda casa. Por isso, vale tudo quando o assunto é a decoração do seu tão sonhado imóvel na praia, ainda mais quando se trata de um apartamento em Balneário Camboriú, uma bela praia, balada, cheia de estilo, de gente bonita e famosa. Isso porque, você merece um ambiente aconchegante e acolhedor, para passar as férias, fugir da rotina, descansar e relaxar, não só no verão, mas no ano inteiro. É por esses motivos que a decoração de um apartamento de praia deve ser planejada e pensada cuidadosamente. O mobiliário e elementos, decoração além de serem bonitos, devem ser funcionais, duráveis e práticos. E mais, o clima praiano inspira muitas cores, leveza e alegria. Basta soltar a criatividade e não ter medo de errar!

Se você ainda não tem um imóvel na praia para chamar de seu, pesquise os apartamentos à venda em Balneário Camboriú e inspire-se com as nossas dicas de coração. 

As cores e estilos

Para deixar os ambientes com claros, amplos e arejados, as cores claras azuis, brancas e verdes são ideais para dar luminosidade aos cômodos. 

O estilo Mediterrâneo combina bem na decoração de apartamentos de praia, pois se originou nas zonas costeiras mediterrâneas da Espanha, Itália, Grécia, Turquia e norte da África. O estilo é baseado no frescor e no calor dessa região, priorizando um visual natural que se conquista através de materiais naturais, como a madeira e cores que remetem o céu e o mar. Para dar vida e frescor aos ambientes decorados com o estilo mediterrâneo, a decoração pode ser complementada com flores, plantas e folhagens naturais. 

O estilo navy ou marinheiro, como também é conhecido, é outra tendência que pode ser explorada na hora de compor ambientes com temática relacionada à vida na praia, perto da calmaria do mar e das belezas do litoral. Neste estilo, são utilizados acessórios que remetem à linha visual marítima, como as estampas listradas e as cores branca, azul e vermelha. Para harmonizar com esses tons, é possível abusar das peças fabricadas em cores neutras como nude, bege e palha, indicadas para ambiente montados a partir da temática, pois remetem à areia sempre presente nos locais com mar. As conchas, peixes, navios, cordas, piratas, âncoras, estrelas do mar, são elementos decorativos que podem ser abusados para completar a composição e trazer personalidade aos ambientes.

Não é recomendável usar cores escuras nas paredes porque podem trazer a sensação que os ambientes do apartamento de praia sejam menores. Além da incidência de luz ficar bem mais reduzida. 

Os móveis apropriados

Por conta da maresia trazida pela brisa marinha, alguns materiais estragam rápido. Por isso, para compor os ambientes em uma casa de praia, o ideal é usar móveis de madeira, acrílico ou aço inox. Quanto mais for evitado móveis e utensílios de ferro ou metal, mais durabilidade essas peças terão. 

Os móveis de madeira, por exemplo, além de duráveis e fáceis de limpar, contrastam com cores claras, podendo trazer para os ambientes um clima mediterrâneo, se combinado com cores como, bege, terra e areia. O mobiliário com cores claras também proporciona mais luminosidade para o ambiente. 
Fibras naturais 
Além de sustentáveis as fibras naturais estão em alta, pois são elementos que dão um estilo rústico e chique à uma decoração. Hoje é possível encontrar desde tapetes até luminárias feitas de palha, bambu, bananeira, rattan e sisal. São móveis e artigos de decoração para a casa toda, pois combinam facilmente com outros estilos, elementos, cores e móveis.

Você sabia que também há revestimento de paredes feitos de fibras naturais? Eles são atemporais, diferentes de tudo que você já viu por ai, são lindos, deixam qualquer ambiente da casa mais aconchegante e também combinam com toda a decoração da casa facilmente. É só escolher a parede ideal, aplicar e se surpreender com o resultado. 

Outra dica é trocar a cadeira comum de tecido da sala de jantar por cadeiras de fibras. Essa troca muda o ambiente, deixando-o mais leve. Fora que a manutenção é simples, facilitando o trabalho na hora de limpar. 

Utilizar cestos para ajudar na organização completam a atmosfera praiana e deixam o clima ainda mais aconchegante. Os cestos podem ser usados pela casa toda: na sala, quartos, banheiros, cozinhas, lavanderia e até mesmo no jardim.

O cesto pequeno é possível usar como porta treco, guardar maquiagens, esmaltes, bijuterias. Os cestos médios são ótimos para acomodar toalhas, lençóis, revistas e outros objetos e os cestos grandes podem ser usados como cesto de roupa suja ou para guardar brinquedos e cobertas.

Um toque final

Casa de praia sem rede, são é casa de praia. Aposte em uma bela rede na varanda do seu apartamento, além de dar um charme especial, as redes são excelentes para um bom descanso e cochilo.

Invista em estofados em couro, courino ou napa. Esses materiais são mais higiênicos, fáceis de limpar e mais duráveis, protegendo o sofá caso alguém se sente com a roupa úmida depois de voltar da praia ou piscina, por exemplo.

Abuse das almofadas, puffs, cortinas, toalhas de mesa, tapetes, quadros, adesivos, tecidos e outros elementos que podem trazer descontração e aconchego para os espaços. 

As velas na decoração também podem fazer a diferença. Elas são simples, baratas, muito charmosas e podem ser utilizadas em diferentes espaços da casa, desde a sala de jantar até ao lavabo. As velas de citronela, por exemplo, criam um efeito relaxante, perfumam o ambiente, e ainda espantam mosquitos e pernilongos, comuns em cidades do litoral.

Valorize o artesanato local. As peças são lindas, charmosas e ainda colabora com a economia da cidade. Em Balneário Camboriú visite a Vila do Artesanato, onde 37 artesãos comercializam seus produtos na Praça da Cultura, perto da praia Central. São produtos variados que fazem referência a cultura de Balneário Camboriú e artigos para decoração que utilizam materiais como cerâmica, vidro, bambu, couro, pedras, conchas, sementes, metal, madeira e muita criatividade e talento. E o melhor: com preços atrativos que dá para decorar a casa inteira. 

Ficou com vontade de desfrutar uns dias de folga para relaxar perto do mar? Pesquise os apartamentos para alugar em Balneário Camboriú e aproveite momentos únicos com sua família e amigos.

Nenhum comentário