-- inicio ---

Como plantar e cuidar da flor de hibisco


Você pode plantar hibisco no jardim ou em vasos para espalhar pela casa. Na hora de comprar, você pode escolher entre variedades de tamanhos. Então, a etapa 1 é a escolha:

Passo 1 – escolhendo o tipo de planta

Para plantar hibisco no jardim, há opções de flores que atingem até dois metros de altura. Já para os vasos, é melhor escolher aquelas que ficam em até sessenta centímetros. O hibisco é uma planta bem fácil de cultivar, já que não exige um solo muito rico quando plantado no jardim. Além disso há dois tipos: a temperada e a tropical.
As plantas de clima tropical são ideais para temperaturas acima de 10 °C. As temperadas suportam temperaturas abaixo de zero no inverno. Outra característica de cada tipo é que o tropical dá mais flores, porém elas murcham em poucos dias. Já o temperado dura mais tempo, mas dá menos flores e mais folhas.
Escolha também se vai querer plantar a partir de sementes ou de uma planta já desenvolvida, transplantada para o seu jardim ou vaso.

Passo 2 – escolha a época ideal

O período ideal para plantar o hibisco é quando as temperaturas estiverem entre 15 e 21 °C. No inverno ele não vinga da mesma forma, especialmente se escolher uma planta tropical.

Passo 3 – escolha o local do plantio

No vaso ou no jardim, é importante escolher um local onde o hibisco vai pegar cerca de 4 a 6 horas por dia. Não necessita de luz direta o dia inteiro para evitar que queime. Escolha um local onde pretende deixar a planta por tempo indeterminado, pois há espécies que vivem por quarenta anos.
O solo precisa ser bem drenado e não arenoso demais. Também precisa ser ácido, mantendo-se abaixo do pH 6,5. É bom que prepare a terra algumas semanas antes de plantar, para que o solo fique bem nutrido e fertilizado.

Passo 4 – plantio do hibisco

Comece cavando os buracos na terra ou no vaso. Eles devem ser fundos e largos, no caso do plantio no jardim. Se for uma planta já desenvolvida, o buraco deverá ter a profundidade da raiz. Também nesse caso, cada semente deve estar em uma cova com distância de 60 a 90 centímetros entre uma e outra.
Depois de colocar a planta ou a semente na terra, cubra e regue. Mantenha a rega para que o solo permaneça sempre úmido, mas sem encharcar. No inverno não é necessário regar tantas vezes, apenas quando notar que há ressecamento do solo.
No vaso, deverá utilizar uma camada de argila expandida, uma camada de geotêxtil, que é uma tela protetora para filtrar o substrato. Por cima, o substrato, a muda, e mais substrato para tampar toda a raiz. Faça uma rega e finalize com mais substrato.

Dicas para cuidar

Depois que realizou todo o processo para plantar hibisco, veja as orientações para cuidar da planta:
Observe o hibisco diariamente para se certificar de que não há pragas ou ervas daninhas. Sempre que tiver, remova-as para não consumirem os nutrientes do solo e deixarem a planta desnutrida. Se perceber pragas, prefira usar inseticida orgânico. De preferência, observe qual é o tipo de praga para que possa comprar um produto mais eficaz, com orientação de um profissional.
Quando houver muitos ramos novos acima das juntas da planta, pode realizar a poda para que as flores nasçam mais fortes. Quando perceber que alguma parte da planta morreu, também é importante podá-la para estimular sua regeneração. Mas nunca corte mais do que 2/3 de um ramo em uma única vez.
Se utilizar um substrato de boa qualidade no vaso, não precisará fertilizar por nove meses. Já na terra, é interessante fazer fertilização na primavera.

Nenhum comentário