-- inicio ---

Como Tratar Ácaros e Fungos em Orquídeas Phalaenopsis

Diferença entre fungos e ácaros nas folhas de orquídeas

Os fungos são minúsculos organismos que dependendo do tipo causam doenças nas plantas como manchas escuras nas folhas de orquídeas e outros vegetais.
O ácaro é um tipo de aranha minúscula, da família do carrapato, difícil de ver a olho nu e que sugam a seiva das folhas fazendo ferimentos fundos nelas.

Como acabar com ácaros e fungos nas folhas de orquídeas

Fungicida e acaricida a base de enxofre, seguindo as orientações do fabricante. A dica é usar o enxofre solúvel encontrado em lojas agrícolas e o tratamento deve ser feito até terminar toda a infestação de ácaros. Veja algumas receitas caseiras para tratar ácaros e fungos das orquídeas e demais plantas contaminadas por estes insetos.
1 – Misturar 450 ml de água e 50 ml de leite integral cru.
Polvilhar nas folhas das orquídeas contaminadas.
As substâncias do leite como os aminoácidos combate os ácaros.
2 – Misturar 1 xícara de chá de álcool com 1 xícara de vinagre e ½ litro de água e pulverizar nas plantas 1 vez por semana até acabar com os ácaros.
3 – Canela com óleo de neem (árvore indiana que repele mais de 100 tipos de insetos), fazendo uma pasta. A canela é fungicida e ajuda combater as pragas das plantas e evitar contaminação quando cortadas ou podadas.
Para fazer o chá de canela a dica é usar uma colher de sobremesa de canela em pó para ½ litro de água, esperar esfriar, coar num tecido de algodão para retirar o pó para não entupir o borrifador.
4 – Prevenção com 10 cravos com 2 canela em casca, ferver com 1 xícara de chá de água, esperar esfriar e dissolver em ½ litro de água.
Borrifar nas folhas de orquídeas doentes.
5 – Usar leite de magnésia ajuda combater a acidez das folhas e combate os ácaros e fungos.
5 ml de leite magnésia para ½ litro de água 1 vez ao mês para prevenção ou quando notar o ataque das pragas nas folhas das orquídeas.
Trocar os substratos para evitar a acidez no local e causar a proliferação de bactérias e fungos.
6 – Dissolver desinfetante tipo Pinho Sol na água e pulverizar.
7 – Folhas de tomateiro, de urtiga, do mamoeiro são usadas como remédios caseiros que ajudam combater e prevenir doenças e pragas nas plantas.
É importante fazer o tratamento até exterminar a doença ou praga da planta.

Nenhum comentário