-- inicio ---

Como Plantar Cúrcuma ou Açafrão da Terra

Com sementes, mudas ou rizomas podemos plantar cúrcuma e a época ideal do plantio é nos meses de outubro e novembro.
Em um vaso de médio a grande, terra arenosa, abrir um espaço com 6 cm de profundidade, colocar o rizoma e cobrir com a terra.
A rega deve ser constante sem encharcar e sol direto ou no mínimo quatro horas ao dia para cultivar o açafrão da terra.
A terra ideal deve ser arenosa, a mistura de terra com areia propicia uma planta saudável. A adubação pode ser feita com esterco animal ou de ave curtido ou composto orgânico.

Ciclo do cultivo da cúrcuma

O plantio da cúrcuma ou açafrão da terra acontece com a semeadura e fases da brotação ou rebrota, floração, secagem (período vegetativo) e colheita.
O plantio deve ser feito entre os meses de outubro e novembro com um rizoma com pequenos brotos.
A brotação das folhas acontece em seguida ao plantio.
A floração acontece nos meses de maio e junho.
Com 6 a 8 meses do plantio as folhas começam a amarelar e secar, nos meses entre maio/ junho a setembro é a melhor época certa para a colheita, onde toda a seiva e nutrientes se concentram na raiz ou rizoma da planta.
A dica é não regar a planta 15 dias antes da colheita.
Após a colheita, pode-se replantar parte do rizoma com um galho ou separar alguns rizomas ou pedaços dele para novas mudas.
As raízes do açafrão da terra devem ser lavadas para retirar toda a terra, picadas e depois colocadas no sol para secar bem, o que leva em média três dias. Depois de secas devem ser trituradas até virar pó, OU no processo de colher, lavar, fatiar, secar e pilar.

Nenhum comentário