-- inicio ---

Cirurgia plástica pelo SUS (saiba como conseguir)

Como conseguir Cirurgia Plástica pelo SUS

Cirurgia Plástica pelo SUS: Muitas pessoas desconhecem que cirurgia plástica pode ser feita pelo SUS (Sistema Único de Saúde), existe uma lei vigente que obriga o governo a disponibilizar sem custo algum este tipo de cirurgia, para que a população de baixa renda possa também ter mais qualidade de vida. Toda pessoa tem direito a este benefício, se o procedimento for realmente necessário, pois dentro das cirurgias plásticas gratuitas são incluídas somente reparadoras.

Qual é a lista de casos em que é possível conseguir a Cirurgia Plástica pelo SUS?

O governo teve que criar alguns critérios para conseguir filtrar os casos mais graves em que a cirurgia plástica é necessária. Toda pessoa tem direito a recorrer ao SUS caso o seu problema esteja dentro da lista criada para beneficiar quem não tem dinheiro para pagar a cirurgia. Dentre os casos mais graves estão:
  • Fendaplalatina;
  • Crianças com labioleporino
  • Catarata;
  • Laqueadora e vasectomia;
  • Reconstrução mamaria após remoção do seio com câncer;
  • Ginecomastia;
  • Abdominoplastia para remoção de pele após cirurgia de redução de estômago;
  • Queimaduras graves;
  • Deficiência no rosto;
  • Como fazer para entrar na lista de espera?

    Para entrar na lista de espera deve se procurar um atendimento médico num posto de saúde na sua cidade e pedir uma avaliação do seu caso, se o problema se encaixar na lista citada acima o pedido da cirurgia plástica será encaminhada para o SUS. Somente estes casos é que poderão entrar na lista de espera, pois a cirurgia oferecida pelo sistema único de saúde não é para resolver situações estéticas (somente por vaidade), mas sim por problemas mais graves que não deixam a pessoa seguir sua vida normalmente, a seleção teve que ser imposta, pois a procura é muito alta e a demanda mais ainda, mas vale a pena esperar, o custo para o paciente será zero.

    Como funciona a cirurgia plástica pelo SUS?

    As pessoas que sofreram alguma deformidade por causa de acidentes, queimaduras ou crianças que tenham nascido com algum problema, tem a prioridade na lista de espera do SUS. Recentemente foi liberado pelo governo também as cirurgias bariátricas (redução do estômago) pela grande quantidade de pessoas muito acima do peso no Brasil. O encaminhamento do médico é que vai direcionar o paciente para que hospital a sua cirurgia possa ser feita.

    Quem pode fazer a cirurgia plástica pelo SUS?

    O governo teve que priorizar as cirurgias plásticas para aquelas pessoas que já nasceram com alguma deformidade ou ainda que tenham sofrido algum trauma muito grave, principalmente no rosto ou que este problema não deixa a pessoa a levar uma vida normal. As mulheres que sofreram um câncer e tiveram que retirar o seio também tem direito à cirurgia gratuita.

    Uma dica:

    As cirurgias plásticas são feitas em hospitais universitários, hospitais públicos ou ainda em clinicas particulares. A dica é procurar estas entidades para averiguar se não existem projetos em que o seu problema pode ser resolvido. Em casos isolados existem médicos que fazem a cirurgia gratuitamente por solidariedade ou ainda porque foi estipulado por lei.

Nenhum comentário