-- inicio ---

DIY: como reaproveitar objetos na decoração da sua casa



Se você se preocupa com o meio ambiente e procura maneiras sustentáveis para deixar sua casa mais bonita, conheça dicas para reaproveitar objetos na decoração de sua casa.

DIY é a sigla do momento

Você sabe o que significa a sigla DIY? É uma abreviatura americana para Do It Yourself (em português: faça você mesmo). Portanto, se você procura ressignificar objetos pelas suas mãos e utilizá-los na decoração de seus ambientes, conheça nossas sugestões abaixo.

Caixotes de madeira repaginados

Antigamente utilizados para transportar frutas, verduras e legumes, os caixotes de madeira podem fazer parte de sua decoração com poucas modificações. Uma simples demão de tinta os deixa novos! Eles podem ser pendurados nas paredes, assemelhando-se a nichos ou prateleiras, ou servir como organizadores diversos.

Você pode reaproveitar esses caixotes sem gastar muito, já que muitas vezes são descartados em feiras ou supermercados.

Embalagens sustentáveis e bonitas

O que você faz com potes de molho, latas de leite em pó ou condensado, galões de tinta e frascos de café instantâneo? A partir de hoje, você vai guardá-los, porque irá posteriormente reaproveitar objetos na decoração.

As embalagens vazias podem servir de vasos de mesa para pequenas flores, porta-canetas, suporte de mesa para talheres, porta-temperos, etc. Basta que você retire o rótulo original com o auxílio de água quente, se necessário, e utilize alguns aviamentos de preço acessível, como fitas, botões, palitos de picolé, e utensílios como tesoura e cola.

Sobras que não sobram mais

Reformas e construções geralmente deixam uma grande quantidade de resíduos. Estas sobras podem ser reaproveitadas na decoração de sua casa, trazendo novos significados a algo que deixou de fazer sentido.

Por exemplo, um pedaço comprido de madeira pode se tornar uma mesa de jantar, de centro ou de canto; uma prateleira para qualquer cômodo da casa; um aparador para o serviço de mesa; um banco para o jardim, etc.

E não são somente sobras de madeira que podem servir para seus préstimos. Você pode reaproveitar objetos na decoração como balde de alumínio, portões de ferro, bobinas de cabo, entre outros. Fique de olho nestes materiais!

Retalhos que fazem a diferença

Sabe aqueles retalhos de tecido que aparentemente não servem para mais nada? Você pode utilizá-los de diversas formas, inclusive para encapar as embalagens que citamos anteriormente. Mas, tem mais: os retalhos podem servir para um lindo patchwork.

Você pode se inspirar na casa da vovó e em sua linda colcha de retalhos, que deixa o ambiente moderno, bonito e muito aconchegante. A beleza está justamente no reaproveitamento, que deixa a colcha colorida, com mistura de formatos e estampas, decorando com muito bom gosto. E você pode ir além e fazer outros trabalhos de patchwork, como almofadas e outras peças de decoração que a sua criatividade inventar.

Uma coleção que dá gosto

Você, assim como muitas pessoas, gosta de colecionar canecas? Se você tem muitas, mas não quer se desfazer das peças, pode trazer novos significados a elas. Que tal ter uma horta caseira? Esta dica é ideal para você que não tem muito espaço em casa, mas adoraria ter seus temperos à mão na cozinha.

Se preferir, as canecas também servem como luminárias pendentes, ou organizadores para seu escritório ou banheiro. E como as canecas costumam ser bem decoradas, você não precisa de muito trabalho para finalizar o seu projeto.

Luxo do lixo

Os pallets não poderiam faltar em nossas dicas para reaproveitar objetos na decoração de sua casa, pois trazem luxo por materiais que seriam descartados por indústrias. Com pouco ou nenhum dinheiro você pode transformar o lixo em luxo, fazendo estantes, sofás, camas, prateleiras ou mesas de centro com pallets.

Para algumas situações é preciso investir um pouco mais, adquirindo estofados para os móveis ou vidro para as mesas, mas muitas criações pedem apenas uma demão de tinta e equipamentos de marcenaria comuns em residências, como martelo e serrote.

Garrafas pra lá de úteis

Para finalizar, outro material bastante comum em projetos sustentáveis: as garrafas PET. Você já deve ter conferido dicas onde elas servem de vasos para hortas verticais ou porta-objetos, não é mesmo? Mas você já pensou em ressignificá-las, fazendo luminárias, castiçais, cesto para roupas sujas ou até decoração de Natal?

São muitas formas de reaproveitar objetos na decoração de sua casa. Olhe para tudo com atenção e não desperdice materiais, economizando e colaborando com a sustentabilidade!


Nenhum comentário