-- inicio ---

Remédios caseiros para foliculite - métodos simples!

Tratamento caseiro para foliculite com aspirina

Um dos tratamentos caseiros para foliculite mais conhecidos é feito com aspirina. Seu efeito anti-inflamatório promete secar as marquinhas que lembram acne e diminuir a inflamação. Você pode preparar a mistura da seguinte maneira:
  1. Em um recipiente, dissolva 4 aspirinas em uma pequena quantidade de água (aproximadamente 2 colheres). Se elas não se dissolverem naturalmente, amasse com uma colher;
  2. Adicione 1 colher (sopa) de mel e misture tudo;
  3. Aplique essa mistura sobre a área afetada e deixe agir por 20 minutos sem esfoliar;
  4. Enxague com água morna e repita o tratamento 2 vezes por semana até que a foliculite suma.
Obs.: também existem receitas que usam essa solução como esfoliante. Mas, como a foliculite é uma inflamação, não recomenda-se esfoliar a pele para tratar a inflamação e sim para prevenir.

Remédios caseiros para foliculite no couro cabeludo

Pode acontecer de a foliculite aparecer no couro cabeludo como uma reação ao atrito e transpiração pelo uso de bonés ou chapéus e também pode surgir em quem costuma raspar a cabeça. O tratamento convencional em casos graves é imprescindível. Ele é feito com pomadas e shampoos que contém antibióticos ou até antibióticos orais.
Para os adeptos de tratamentos caseiros, existem as seguintes alternativas:

Óleo de coco para foliculite no couro cabeludo

O óleo de coco tem diversas aplicações no cabelo e no couro cabeludo, dentre as suas propriedades para essa região usufrui-se do seu poder anti-inflamatório, antioxidante e antibacteriano. Para tratar a foliculite e hidratar a região, recomenda-se massagear diariamente a cabeça com um pouco de óleo de coco até que os sintomas desapareçam.

Alho para foliculite no couro cabeludo

As propriedades antibacterianas do alho são recomendadas como uma forma natural de tratar a foliculite no couro cabeludo. O consumo dele como alimento (pelo menos 3 dentes por dia) já ajuda na resistência do seu corpo contra as bactérias. No entanto, se a área afetada for em um local de fácil acesso, você pode preparar uma pasta alho e aplicar por pelo menos 20 minutos. Repita esse procedimento diariamente até perceber melhora.

Aloe vera para foliculite no couro cabeludo

Dentre as tantas funções da aloe vera, ela também ajuda no tratamento de foliculite no couro cabeludo. Basta aplicar o gel da planta sobre a área afetada e deixar secar naturalmente. Recomenda-se aplicar 3 vezes por dia.

Bolsa de água quente

A bolsa de água quente é sempre uma opção fácil para muitos tipos de inflamações. No caso da foliculite ela é indicada, principalmente pela dificuldade de alcançar algumas regiões da cabeça. Tome cuidado com a temperatura, para não se queimar, e aplique a compressa de água quente por 20 minutos.

Remédios caseiros para foliculite na virilha

Bolinhas na virilha podem ser pelos encravados ou foliculite. É comum que elas apareçam nessa região em mulheres que se depilam ou raspam com o agravante de roupas justas e calor nessa região. Manter a higiene do local com sabonete é o procedimento básico para tratar e evitar o aparecimento de outras lesões.
Em casos leves, você pode tentar as seguintes soluções caseiras:

Compressa quente com sal para foliculite na virilha

As compressas mornas já são uma solução indicada para muitos tipos de inflamações, para ajudar no processo de drenagem, aconselha-se embebedar a compressa na proporção de duas xícaras de água morna para 1 colher (chá) de sal. Deixe sobre a região, com cuidado para não se queimar, até que ela esfrie. Se sentir necessidade, repita o procedimento.

Tomilho para foliculite na virilha

O tomilho é conhecido no seu uso contra a acne, as mesmas propriedades que ajudam na cicatrização das espinhas também ajudam a secar as bolinhas da foliculite. A orientação é aplicar óleo essencial de tomilho sobre a pele limpa a cada manhã até que os sintomas desapareçam.

Alho para foliculite na virilha

Assim como no tratamento, também recomenda-se o tratamento tópico com alho para ajudar no combate à foliculite. Recomenda-se consumir 3 dentes de alho diariamente.

Remédios caseiros para foliculite nas nádegas


As roupas muito justas podem ter como consequência a foliculite no bumbum, bolinhas que lembram espinhas, mas não são. Sob acompanhamento médico, poderão ser receitadas pomadas e tratamentos estéticos.
O método da aspirina, citado no começo deste artigo, funciona para a região das nádegas. Além da aspirina, você também pode tentar os seguintes procedimentos alternativos:

Toalha quente para foliculite no bumbum

As compressas citadas anteriormente têm o agravante da 'dificuldade de acesso' para essa parte do corpo. Para facilitar a sua vida, utilize uma toalha limpa embebida em água quente e aplique sobre a região afetada até que esfrie.

Vinagre branco para foliculite

Para diminuir a inflamação e aliviar a coceira, recomenda-se compressa morna na proporção de 1 xícara de água morna para 1 colher (sopa) de vinagre branco. Deixe, pelo menos, por 20 minutos.

Como clarear manchas de foliculite nas nádegas

A foliculite quando não tratada ou em graus avançados pode deixar marcas permanentes na região. É por isso que uma avaliação médica é essencial, ainda mais quando se trata de manchas na pele. Só um médico pode prescrever o tratamento mais adequado para cada situação, que muitas vezes envolve o uso de ácidos ou procedimentos estéticos.
O que você pode fazer para amenizar a situação, sem garantia de eficácia, é quando a foliculite não estiver mais aparente, apenas a manchas, esfoliar a região uma vez por semana, usar bucha vegetal na hora do banho e protege-se do sol. Jamais faça esfoliação quando as bolinhas estiverem inflamadas, faça isso apenas sobre as manchas.

Nenhum comentário