-- inicio ---

Truques Caseiros para Limpar Seu Ferro de Passar Roupa e Deixar Como Novo


Você já deve ter ouvido falar em um truque caseiro para limpar a base do ferro de passar roupas que envolve cera de vela e palha de aço. Essa é uma dica bem antiga, mas ela não é a melhor maneira de fazer essa limpeza.
A cera deixa resíduos na base do ferro que, quando são aquecidos novamente, podem grudar nas roupas e causar um efeito amarelado.
A palha de aço, por sua vez, pode produzir pequenos riscos na chapa, que talvez você nem perceba a olho nu. O problema é que, na hora de passar os tecidos, esses riscos podem acabar enrugando a sua roupa em vez de alisá-la.
Antes de fazer a limpeza correta do seu ferro de passar, consulte as indicações do manual do fabricante e observe sempre o material com o qual a chapa é feita e se ela contém revestimento antiaderente. Sabendo disso, dê uma olhada nas nossas dicas:
Limpeza da base do ferro sem antiaderente
Se a chapa do seu ferro não conta com um revestimento antiaderente (Teflon), você pode utilizar substâncias com poder abrasivo para remover os resíduos que ficam grudados na base.
Sempre tire o ferro da tomada e espere a chapa esfriar antes de iniciar qualquer tipo de limpeza no seu aparelho. Conheça os métodos para limpar esse tipo de aparelho:
1. Vinagre e sal
Faça uma mistura de sal e vinagre em partes iguais e leve ao fogo até que o sal se dissolva, sem deixar o vinagre ferver. Mergulhe um pano nessa solução ainda quente (usando luvas de borracha para evitar queimaduras) e esfregue na base do ferro até que ela esteja limpa. Você pode aproveitar para limpar a parte exterior do aparelho também.
Se o pano não estiver dando conta de remover os resíduos acumulados, utilize uma esponja ou uma escova que não sejam de metal. Lembre-se de esfregar as saídas de vapor também.
Como o vinagre pode danificar superfícies de mármore e outras pedras, é prudente forrar o local onde você fará a limpeza com uma toalha ou folhas de jornal.
2. Água e bicarbonato de sódio
Em um recipiente, faça uma pasta com 1 colher de sopa de água e 2 colheres de sopa de bicarbonato de sódio. Com auxílio de uma espátula, espalhe essa pasta na base do ferro, cobrindo inclusive as saídas de vapor.
Esfregue a chapa com um pano macio, dando ênfase às manchas. Para limpar as saídas de vapor, utilize um cotonete mergulhado em água. No final da limpeza, descarte todo o líquido que possa ter entrado no ferro.
Para garantir que todo o bicarbonato de sódio saiu dos orifícios, encha o ferro com água normal e utilize-o para passar um pano na temperatura mais alta até esgotar todo o líquido. Atenção: escolha um pano que você possa jogar fora, pois ele poderá ser danificado.
3. Truque do sal
Coloque um punhado de sal de qualquer tipo sobre uma folha de papel ou um pano. Com o ferro bem quente, esfregue-o em cima do sal. Quando a chapa esfriar, utilize um pano úmido para remover os grãozinhos e deixe secar.
4. Açúcar e detergente
Faça uma pasta de açúcar com detergente neutro e espalhe na base do ferro morno com auxílio de um pano úmido, sempre tomando muito cuidado para não se queimar. Esfregue as sujeiras que estejam grudadas e remova toda a pasta com um pano limpo.
5. Saponáceo
Com auxílio de uma esponja macia, esfregue um produto saponáceo somente nas sujeiras mais resistentes, que não tenham saído com os outros métodos. Tenha cuidado para que o produto não entre nos orifícios de vapor.
Para evitar danos ao aparelho, escolha um dos métodos de limpeza a seguir, sempre verificando o que diz o manual do fabricante:
Limpeza da base do ferro com antiaderente
Se a base do seu ferro é revestida com um material antiaderente, como o Teflon, você não deve utilizar produtos abrasivos como sal, açúcar ou saponáceos para fazer a limpeza, pois eles podem danificar essa cobertura.
1. Vinagre branco
Misture meio copo de água com meio copo de vinagre branco e passe sobre a superfície do ferro morno com o lado macio de uma esponja. Remova a mistura com um pano úmido, passando várias vezes sobre a base do aparelho.
Sempre verifique se a chapa está em uma temperatura segura para não causar queimaduras.
2. Detergente neutro
Se você não tem vinagre branco em casa, poderá utilizar uma mistura de água e detergente no lugar desse produto. Entretanto, você vai precisar esfregar o ferro com mais força e por mais tempo, pois o detergente é menos potente para soltar as fibras grudadas.
Para remover o produto de limpeza, utilize um pano umedecido somente em água até retirar todos os vestígios do detergente.
Limpeza do reservatório e das saídas de vapor
O reservatório do ferro a vapor também pode acumular alguns resíduos, como os minerais presentes na água que colocamos dentro dele. Para fazer a limpeza desse compartimento e das saídas de vapor, preencha um terço dele com vinagre branco. Se o vinagre for muito forte, você pode diluí-lo em água.
Depois disso, ligue o ferro na temperatura mais alta e deixe o vapor sair até que todo o vinagre tenha evaporado (entre 5 a 10 minutos). Você pode fazer isso passando um pano de chão, por exemplo, que vai recolher toda a sujeira do ferro.
Para garantir que não sobrou vinagre dentro do compartimento, encha o reservatório com água, ligue o aparelho e deixe todo o vapor sair. Limpe as saídas com um pano para remover os resíduos que ainda estiverem por lá.
Lembre-se sempre de tirar o aparelho da tomada antes de iniciar a limpeza e verificar se a chapa já está fria o suficiente de forma a não causar queimaduras. Além disso, antes de guardar o ferro, aguarde até que ele esteja completamente seco.

Nenhum comentário