-- inicio ---

Como Enraizar Mudas de Orquídeas


Quando desejamos retirar mudas para aumentar a coleção, cada tipo de orquídea tem seu modo de fazer esta tarefa.
Identifique, a seguir, como saem as mudas de sua espécie de orquídea.
Para estimular o crescimento de mais raízes vamos cortar algumas pontas de raízes vivas e verdes de uma muda de orquídea sadia qualquer.
Colocar num pratinho com um pouco de água e esmagar bem. Regar com esta mistura as novas raízes da muda transplantada.
Há, desta forma, a liberação dos fungos simbióticos (micorriza) que estão presente entre as raízes e o substrato e realizam o carreamento de nutrientes e água para a muda.
Esta se beneficia com esta ação e por sua vez contribui através das raízes com os produtos da fotossíntese, utilizados pela colônia de fungos para sua sobrevivência – levando desta forma os fungos benéficos para o novo substrato, as novas raízes continuarão o processo;
Usar substrato leve tipo cascas de pinus bem lavadas, perlita e sfagno. Carvão, cascalho de granito também são usados, questão de opção.
O importante é não as cobrir demasiado, pois necessitam de respirar tanto como a parte aérea. Encharque bem o novo substrato antes de envasar
Antes de arrumar a muda no novo recipiente, regar o substrato até encharcar, deixando escorrer bem. Isto impedirá que as raízes percam água para o substrato muito seco.

Nenhum comentário