-- inicio ---

Como fazer iluminador caseiro com maquiagem usada


A dica para não desperdiçar produto é sempre optar por tons que conversem com seu tom de pele. Por exemplo, para pele mais escura, os tons de dourado ficam lindos e destacam mais; enquanto os tons de champanhe casam perfeitamente com peles mais claras.

O que leva o iluminador caseiro?

1. Primer

A base do iluminador caseiro é o primer para pele, daqueles que a gente aplica antes da base, para preencher os poros abertos e garantir que o make dure por mais tempo. Se você tem a pele oleosa, a melhor escolha é por um primer matte, que não vai correr o risco de adicionar oleosidade à pele.
Agora, se você não tem pele oleosa ou não tem um primer, é possível substituir esse produto base do iluminador caseiro. Tem gente que utiliza um hidratante de pele mais concentrado, como o Nívea, por exemplo; e tem até quem utilize base.
Nesse último caso, no entanto, é preciso levar em consideração que o tom da base provavelmente vai interferir no resultado final do iluminador. O ideal é utilizar o tom bege claro ou dois tons abaixo do tom da sua pele, caso sua base seja escura.

2. Sombra iluminadora

O segundo ingrediente é um pigmento ou sombra iluminadora. O tom, claro, você é que escolhe. Dá também para misturar vários tons de sombras, especialmente das soltas, que são mais fáceis de misturar e tornar o iluminador homogêneo.
Agora, se você for utilizar sombra compacta, garanta que ela fique bem pulverizada antes de colocá-la na “receita”.

Como fazer seu próprio iluminador caseiro

Basicamente, para fazer o iluminador caseiro basta colocar o primer (ou o produto base que você escolheu) em um potinho e ir misturando tudo.
Sobre as medidas, você vai dosando de acordo com sua preferência. O ideal é ir misturando todos os ingredientes e dosando as sombras até encontrar o tom que você idealiza.
Depois é só colocar a mistura em um potinho de conserva, ou mesmo em um potinho de maquiagem que esteja vazio e aplicar quando for se maquiar (de preferência, com a ajudar de uma esponjinha, para espalhar bem o produto).
Só não vá fazer muito iluminador de uma só vez para não enjoar do tom e para evitar desperdícios.

Nenhum comentário