-- inicio ---

Como fazer mudas de alecrim


Mudas  através de estaquia
1-  Corte um ramo de 8cm de uma planta madura com uma tesoura limpa e afiada. Recomenda-se retirar este raminho de um galho vem que tenha a haste macia.
2 – Retire as folhas da parte de baixo deixando somente umas 5 a 6 camadas de folhas na parte superior.
3 –  Com a ajuda de um espeto de pau, fazer um buraquinho na terra. “Fincar” as mudas de alecrim  e compactar um pouco a terra com os dedos para que a estaquia fique firme no vaso.

4 –  Regue bem as estacas para que fique bem umedecida e coloque o vaso em um lugar com muita luz mas que não seja direto ao sol.
5 – Também se pode cobrir o vaso com um saco plástico ou clean-fim, com alguns furinhos para a planta respirar. Isso  ajudar a reter a umidade que a planta necessita para criar raizes novas.
6 – Deixar o vaso neste local com luz, sem vento e sem estar direto ao sol por quatro semanas. A terra sempre deve estar úmida mas não encharcada.
Depois deste tempo, com cuidado,inverter o vaso com cuidado para verificar se ouve crescimento das raízes.
7-  Sim! podemos ver as que as raizes cresceram o suficiente para que as novas mudinhas possam seguir adiante.
8 – Com muito cuidado para não romper as raizes, separar as mudinhas uma das outras para ser plantadas cada uma em um vaso individual. Faça essa separação com a terra bem úmida.
9 –  Manter as plantinhas sempre bem regadas e pouco a pouco vai deixando mais e mais horas ao sol.
10 – Outra maneira de enraizar uma muda de alecrim é colocar o ramo em água. Muito importante que deixe sempre em sombra e trocar a água todos os dias.

Nenhum comentário