-- inicio ---

Como lavar blusa de lã sem estragar


Você pode lavar blusa de lã na máquina ou à mão, desde que siga essas orientações importantes para cada peça.

1. Verifique o que diz a etiqueta

Tudo bem que a etiqueta que fica por dentro da roupa incomoda e quase sempre você a corta. Mas antes de jogar fora, verifique se aquela blusa de lã pode ser lavada na máquina. Essa é a primeira e mais importante dica, pois é a palavra do fabricante que realmente conhece o produto.
Na etiqueta você também vai descobrir se a peça pode ser seca na secadora e a qual temperatura pode ser engomada. Então é muito importante conhecer o significado dos símbolos das etiquetas.

2. Use sacos protetores

Caso a peça possa ser lavada na máquina, o ideal é sempre colocá-la dentro de um saco protetor, que pode ser uma fronha. Assim ela vai ficar limpa do mesmo jeito, mas sem o risco de enroscar em um zíper, um botão ou mesmo em uma peça da máquina e acabar estragando.

3. Remova manchas sem deixar de molho

Se por acaso a sua blusa de lã manchou, aplique detergente sobre a mancha e deixe agir alguns minutos antes de lavar. É melhor do que deixar a peça de molho e fazer com que as fibras da lã se abram demais, o que facilita a deformação da peça.

4. Na dúvida, lave à mão

Se por acaso a sua peça de lã não tem mais etiqueta e você tem medo de estragar ao lavar na máquina, lave à mão para garantir. Para isso, utilize um produto que seja próprio para a lavagem de lã, dissolva a quantidade recomendada na embalagem em água e coloque a peça dentro. Vá molhando e dando apertadinhas, sem esfregar. Faça isso algumas vezes, depois enxágue sem torcer e coloque no sol que ele vai fazer o restante do serviço.

5. Estenda a peça sem prendedores

A melhor maneira de colocar uma peça de lã para secar é primeiro colocar uma toalha branca dobrada ao meio no varal. Depois coloque a blusa por cima, metade para cada lado. Esse processo evita que a blusa fique com aquele vinco no meio, pois a toalha cria um travesseiro, além de ajudar a absorver o excesso de água.

Nenhum comentário