-- inicio ---

Como lavar cobertor e edredom da forma correta


Dicas para lavar cobertor em casa

As máquinas de abertura frontal são as melhores para lavar cobertor, pois elas permitem que o cobertor se movimente e não fique com manchas de sabão, mas antes verifique se sua máquina é compatível com o tamanho do cobertor ou edredom. Caso não caiba na máquina, prefira levar a roupa na lavanderia, pois eles possuem máquinas grandes e compatíveis. Não misture com outras roupas.

Faça o teste de cores

Se possível, leve o cobertor para uma área aberta e agite bem para tirar o pó ou qualquer resíduo da roupa. Faça o teste de cores. Pegue uma pequena parte do tecido e mergulhe na água fria e coloque um papel-toalha para ver se solta tinta. Se soltar muita tinta, prefira lavá-lo a mão em uma banheira ou bacia bem grande.

Use água fria

Sempre utilize ciclos com água fria, pois o aquecimento da água para lavar o cobertor, pode deformá-lo eu encolher de tamanho. Também dê preferência aos ciclos mais suaves e curtos, pois o excesso de agitação e torção também podem danificar as fibras dos tecidos

Utilize sabão suave

Dê preferência a sabão líquido para roupas delicadas. Isso evita que ao lavar o cobertor ou edredom ele desbote. Os sabões comuns costumam ser agressivos com alguns tecidos. Coloque uma quantidade pequena do produto para não agredir ainda mais.

Lavar o cobertor

Certifique-se de que a máquina está carregada por igual, aperte bem a roupa para que fique bem acomodado. Ligue a máquina e deixe completar o ciclo. Mas se o tecido for sintético ou muito sensível, desligue antes da centrifugação e deixe secar à sombra.

Secagem na máquina

Se optar em secar na máquina, mantenha a configuração entre baixa e média. Se colocar em temperaturas altas pode fazer com que os tecidos de lã e sintéticos queimem. Para secar um cobertor de lã ou pena, deixe a máquina no modo rolagem que não utiliza calor, porém necessita de mais tempo para secar.
Os tecidos sintéticos e de algodão são mais resistentes e costumam aguentar altas temperaturas.

Como lavar edredom e travesseiro

A lavagem de edredom e travesseiro costumam ser mais fáceis porque os tecidos são mais fortes. Por ser mais leve, o edredom cabe mais facilmente em qualquer máquina. Já os travesseiros de pena e de poliéster podem ser lavados até dois na mesma lavagem.

Diferentes tecidos

Sempre verifique a etiqueta para lavar os cobertores e edredons de acordo com as recomendações do fabricante.

Cuidados com o acolchoado

Procure fazer a limpeza desses itens em dias de sol para facilitar a secagem. Os edredons muito acolchoados demoram a secar e podem ficar com mau odor, caso não sequem bem.

Secadora x secar à sombra

Ambas formas de secagem são eficientes, mas a secagem na máquina pode chamuscar alguns tipos de tecidos. Prefira secar à sombra, mas em dias quentes.

Dicas para guardar as peças

Ao estender o edredom procure esticá-lo de uma forma que ele não amasse. Verifique na etiqueta se o tecido pode ser passado a ferro ou a vapor. Dobre em três partes e não se esqueça de usar um bom amaciante de roupas para que fique macio e cheiroso por mais tempo.

Nenhum comentário