-- inicio ---

Como Plantar Tomates em vasos


Para plantar tomates em casa, comece por escolher um local arejado e com bastante sol direto. O ideal será os tomateiros terem, pelo menos, 4 horas de sol por dia, para potenciar a qualidade e quantidade dos frutos.
Ao plantar tomates em vasos, estes não necessitam de ser demasiado grandes, ainda que o tamanho dos tomates vá variar consoante o tipo escolhido. Em média, vasos de cerca de 40 centímetros de altura são os mais indicados.
Plantar
Os tomates devem ser semeados a partir do início da primavera, preferencialmente entre os meses de abril, maio e junho. Para produzir os seus próprios tomates, poderá optar por comprar sementes ensacadas, ou por aproveitar as sementes de tomates que consumiu. Se optar pela segunda hipótese, corte os tomates a meio e retire a polpa e as sementes. Peneire a polpa, lavando com água corrente e separe as sementes, que devem ficar a secar de um dia para o outro. Ao semear, faça-o no vaso definitivo, já que os tomates são altamente sensíveis aos transplantes.

Rega
Tomates precisam de bastante água, mas não em demasia. É importante que, entre regas, deixe a terra secar à superfície, para que não fique demasiado húmida, propiciando o aparecimento de fungos e outras doenças. Evite molhar as flores e as flores.

Manutenção
É recomendável o uso frequente de fertilizante ao longo do crescimento dos tomateiros. Assim que o tomateiro tiver ramos com flores, a parte superior do caule principal deve ser cortada, para estimular o amadurecimento dos frutos. É também aconselhável a remoção dos gomos que se formam entre as folhas, quando apresentam um comprimento de 2 centímetros. Acompanhando o crescimento da planta, prenda o tomateiro a uma estaca, para ajudar a suportar o peso dos tomates, sem vergar.

Colheita
Os tomateiros irão dar fruto entre o verão e o outono, sendo que a sua colheita deve acontecer assim que estes se encontrem vermelhos e maduros. Para colher os tomates, sem prejudicar os caules do tomateiro, deverá rodar os tomates até que estes se soltem. Se preferir, poderá colhê-los ainda verdes, especialmente no tempo frio, e deixá-los amadurecer em casa.

Nenhum comentário