-- inicio ---

Dicas de como fazer mechas coloridas no cabelo em casa


Como fazer mechas coloridas em casa: passo a passo

A diferença entre fazer mechas coloridas no cabelo loiro ou castanho e ruivo é que no loiro não precisa descolorir. Já nos outros, vai precisar descolorir antes de aplicar a cor desejada. Esse processo também é simples e você pode fazer descoloração de mechas em casa, cuidando com a quantidade de produto que vai utilizar para provocar menos danos possível.

Passo 1: escolha da cor e produto

Existem diversos produtos no mercado para fazer mechas coloridas no cabelo. Escolha um produto de qualidade, que tenha realmente essa finalidade e que seja sem amoníaco. Na embalagem já vem a tintura ou tonalizante e mais alguma mistura se for necessário. A explicação de como misturar também vai estar no rótulo.

Passo 2: defina o tipo de mechas

Você pode aplicar mechas coloridas no cabelo somente na parte de cima, somente nas pontas, somente na parte da nuca (por baixo) ou apenas uma mexa para dar um detalhe discreto. A escolha do tipo de mechas vai definir a descoloração também, então pense nisso antes de descolorir os cabelos.

Passo 3: lave e seque os cabelos

Se você precisou descolorir os cabelos antes de aplicar a tinta ou tonalizante colorido, já estará com ele molhado após o enxague do descolorante. Mas se não for o caso, lave bem o cabelo todo para deixá-lo limpinho e remova completamente o xampu. Depois seque.

Passo 4: divisão das mechas

Com os cabelos limpos e secos, faça a separação das mechas que pretende pintar. Se forem por cima dos cabelos, isole-as com pedaços de papel alumínio para não encostar no restante do cabelo. Se for na nuca, deixe essa parte separada e prenda o restante do cabelo para cima.
Se quiser pintar somente as pontas, divida o cabelo ao meio e coloque uma metade em cada lado do seu ombro ou faça um rabo de cavalo no topo da cabeça para jogá-lo para frente na hora de pintar. Lembre-se de estar com uma toalha no pescoço, que possa manchar, para que a tinta não manche a sua pele.

Passo 5: aplicação do produto

Com os cabelos preparados, organize os materiais. Tenha um pote, um pincel, coloque luvas e abra a embalagem da tinta ou tonalizante colorido para fazer a mistura. Siga sempre a indicação do manual de instruções ou da embalagem.
Feita a mistura, vá para a frente do espelho e comece a aplicar o produto nas mexas, uma por vez e com paciência para que a tinta pegue em todos os fios da mecha. Passe a tinta com o pincel e vá massageando com as mãos, usando luvas, para pegar melhor. Cuidado para não manchar outras partes do cabelo.
Se achar mais seguro ou se não tiver papel alumínio para manter as mechas pintadas isoladas, coloque cada uma dentro de um saquinho plástico e prenda com um tic tac enquanto a tinta age. Esse processo não precisa ser feito se as mechas forem nas pontas ou na nuca. Apenas se forem no meio ou na parte de cima da cabeça.
Depois de aplicado o produto, aguarde agir, conforme a recomendação da embalagem. Não fique mais tempo do que o recomendado para que o produto não provoque efeitos colaterais nos seus cabelos.

Passo 6: enxague

Na hora de enxaguar, atenção: não lave o cabelo todo de uma só vez. Enxágue mecha por mecha, ou a tinta poderá manchar o restante do cabelo, especialmente se for loiro. Talvez não tenha esse problema com cabelos pretos, pois a tinta colorida não pega em cabelo escuro, mas prevenir é sempre a melhor opção.
Depois que você enxaguou bem as mechas e removeu todo o excesso de tinta, pode lavar o cabelo por inteiro. Mas se tiver cabelos muito loiros, o melhor é não lavar tudo, apenas as mechas mesmo. Por isso, opte por lavar os cabelos antes da aplicação da tinta.

Passo 7: hora de secar e conferir o resultado

O próximo passo é secar com o secador para ver como ficou o resultado final das mechas coloridas no cabelo. Caso não tenha sido como você esperava, aguarde pelo menos dois dias para fazer uma nova aplicação de tinta, evitando enfraquecer os fios.

Cuidados para não estragar o cabelo

O primeiro cuidado que você precisa ter para não estragar o cabelo é na fase da descoloração. Se precisar descolorir é muito importante aplicar o produto da forma correta e isolando bem as mechas. Também é fundamental não deixar agir por tempo demais, pois a descoloração enfraquece e tira a proteção natural dos fios.
Outro cuidado é com a qualidade do produto que você vai escolher para pintar as mechas coloridas no cabelo. Faz toda diferença no resultado final, para que fique com a cor desejada, além de promover maior proteção aos fios.
Mesmo que você escolha uma tinta de permanência curta, que vá sair em algumas semanas, evite passar direto, sem dar intervalos de descanso para os cabelos. E a cada semana faça uma hidratação nos fios para ajudar na restauração e manter seus cabelos saudáveis e bonitos. De nada adianta fazer lindas mechas coloridas em um cabelo opaco e quebradiço.

Nenhum comentário