-- inicio ---

Plantar morangos em vasos em casa


Compre um pacotinho de sementes de boa procedência, da variedade escolhida. Prepare um daqueles vasos compridos, ou então uma caixa de ovos, ou copinhos, com uma terra bem adubada e bem drenada - ponha pedrisco no fundo do recipiente, faça um montão de furinhos nos lados - e semeia 3 sementinhas a cada 15cm, recobrindo-as com uma fina camada de terra.
É necessário que a semeadura já seja feita na terra molhada, úmida, mas não encharcada. Cubra o vaso com um filme plástico (para preservar a umidade do solo) e coloque em um local resguardado do vento, que seja quentinho (se você decidir fazer suas mudas durante o inverno, ponha esse vaso dentro de casa, numa janela que pegue sol). Vigie a terra, diariamente, para prevenir ressecamento. O mais importante é a terra se manter úmida e ter luminosidade (6 horas por dia, em média).
Quando brotarem as sementes, retire o filme plástico e continue cuidando da umidade da terra - porque, se falhar, o morangueiro morre. As mudas produzidas em viveiro serão transplantadas para os vasos ou canteiros quando estiverem com 10 cm de altura, com todo o cuidado para não prejudicar as raízes da planta.

Cultivar morango em vaso


Você até pode plantar suas sementes diretamente no vaso (e fazer os procedimentos de cuidados indicados acima) mas, quando estas brotarem, rareie-as, quer dizer, deixe só a mais forte porque, um morangueiro precisa de espaço para se espalhar. O vaso não precisa ser fundo, morangueiro tem raízes bem superficiais mas, essa planta passa a vida jogando ramos para os lados e criando outras plantinhas - se espalha mesmo, então, dê terra e superfície livre a cada pé.

Mas, quando as raizes do seu morangueiro começarem a sair pelos buracos do vaso, então chegou a hora de trocar a planta para um vaso maior.

Nenhum comentário