-- inicio ---

Pode Congelar Palmito? Como Congelar Descongelar Palmito Fresco Conserva


Pode Congelar Palmito?

O palmito é um vegetal vindo da palmeira, que pode ser da Palmeira Real, o Açaizeiro, o Juçara e o pupunha, um palmito mais recente que tem sido muito cultivado por evitar derrubadas de árvores já que ele rebrota, além de sua colheita ser feita após 18 meses do plantio.
Temos ainda o palmito guariroba e o catolé, palmitos de sabor amargoso porém saboroso.

Nutrientes do palmito

Rico em vitaminas e minerais, o palmito é um alimento nutritivo e de baixa caloria, ideal para ser consumido em dietas para emagrecer, além de ser livre de gordura e açúcar.
No palmito temos vitaminas A, do complexo B e C e minerais como ferro, cálcio, magnésio, potássio e fibras.
Usado em receitas variadas, com palmito podemos preparar cremes, sopas, caldos, refogados, saladas, recheios e ser saboreado cru ou cozido.

Palmito e botulismo

O Botulismo é uma doença grave, que pode ser fatal e é causada pela bactéria Clostridium botulinum, que está em todo lugar e se o palmito for contaminado por esta bactéria durante o armazenamento e não for aferventando por 15 minutos antes do consumo pode contaminar quem ingeriu o palmito.

Cuidados com o palmito

Quando comprarmos palmito em conserva, o correto é verificar o selo de qualidade e procedência.
Mesmo com todas estas informações, para maior segurança o palmito deve ser fervido na água da conserva ou em água com sal e vinagre por 15 minutos para matar a possível bactéria.

Como preparar palmito fresco

O palmito fresco é aquela tora bruta, retirada da palmeira que precisa passar por uma limpeza para chegar no miolo, o palmito macio que consumimos.
Antes da limpeza para consumo o palmito deve ser conservado embalado em filme plástico para evitar a perda da unidade e em temperatura de 1°C a 5°C por até duas semanas.
Depois de limpo, podemos assar ou cozinhar o palmito in natura ou fresco ou ainda prepará-lo em conserva.

Como fazer conserva de palmito

Para fazer conserva de palmito a receita é ferver o palmito por 15 a 20 minutos coberto com água filtrada, 1 colher de sobremesa de sal e suco de 1 limão pequeno ou 3 colheres de sopa de vinagre.
Guardar num vidro esterilizado com a água do cozimento por 8 dias em refrigeração.

Como congelar palmito fresco

Para escaldar ou branquear o palmito é preciso cobrir os toletes de palmito com água (+ ou – 2 litros) com suco de 1 limão pequeno ou vinagre e 1 colher de sopa de sal, deixar ferver 5 minutos.
Retirar os palmitos da água fervente, lavar em água fria e mergulhar em água com gelo.
Secar bem.
Embrulhar em filme plástico, colocar a data do congelamento e levar ao freezer por até 10 meses.

É possível congelar palmito em conserva

Comprei um vidro grande de palmito, com quase 2 kg e a informação é de que podemos congelar o palmito depois de abrir a embalagem.
A informação é de que devemos embalar os palmitos um a um em plástico filme, colocar a data do congelamento e levar ao freezer por até dois meses.
O palmito em conserva congelado pode ter alteração de textura, cor e sabor.

Como descongelar palmito

Para descongelar palmito podemos:
– Fazer o refogado com o palmito congelado, deixando o fogo baixo e a panela tampada para que o palmito descongele aos poucos.
– Podemos descongelar o palmito em banho-maria.
– Podemos ainda cozinhar o palmito congelado em água fervente até descongelar.
– Colocar na panela de pressão com 4 colheres de sopa de água e fogo baixo. Assim que pegar pressão contar 2 minutos e desligar o fogo.
Podemos também congelar palmito na receita pronta, como refogados, massas, pastéis e o tempo de validade é de até 3 meses no freezer.

Nenhum comentário