-- inicio ---

Aprenda como amolar tesoura em casa passo a passo


Como amolar tesoura em casa

Selecionamos 5 maneiras de afiar tesoura em casa que são bem práticas e você pode fazer antes de usar a tesoura para mantê-la sempre afiada. Veja só:

1. Alfinete

Alfinetes pequenos ou maiores, todos serve para amolar tesoura com lâmina reta (para baixo). Basta fazer o movimento de cortar como se fosse cortar o alfinete, mas seu usar força. Repita algumas vezes e teste. Depois de repetir algumas vezes, limpe as lâminas com um papel toalha.

2. Copo de vidro

O atrito entre o vidro e a tesoura também faz com que a lâmina afie. É só fazer o movimento de cortar na lateral ou da boca de um copo. Depois de repetir algumas vezes, limpe as lâminas com um papel toalha.

3. Papel alumínio

Pegue uma folha grande de papel alumínio e dobre diversas vezes, com a parte brilhante para fora, até que fique grossinho.
Corte pedacinhos com a tesoura, um a um, para que ela vá afiando conforme corta. Essa técnica também funciona para amolar alicate de unha. Depois de repetir algumas vezes, limpe as lâminas com um papel toalha.

4. Lixa

Pegue uma lixa d’água, fina (granulação entre 150 e 200). Dobre ao meio deixando o lado áspero para fora.
Corte a lixa com a tesoura, umas 15 vezes, da base à ponta da lâmina. Depois de repetir algumas vezes, limpe as lâminas com um papel toalha.

5. Pedra de afiar

Como a finalidade da pedra é mesmo afiar objetos cortantes, o processo requer mais dedicação. Comece desmontando a tesoura para um resultado melhor.
Depois, molhe a pedra, conforme as indicações da embalagem. Use o lado grosso se a tesoura estiver muito cega e o lado fino para dar acabamento.
Passe a lâmina na pedra, de lado, fazendo atrito no ângulo dos fios da lâmina. Faça isso dos dois lados de cada lâmina. Depois de repetir algumas vezes, limpe as lâminas com um papel toalha.

Nenhum comentário