-- inicio ---

Como limpar o pus na garganta? Conheça 4 métodos caseiros


4 Formas de tirar pus na garganta

As formas corretas de tirar o pus da garganta são com a visita ao médico e com a prescrição de medicamentos. Os métodos que o médico poderá usar são os seguintes:

1. Anti-inflamatórios

Os tipos de remédios anti-inflamatórios para curar a inflamação na garganta são ipuprofeno, profenid e nimesulida, que servem para melhorar os sintomas. Mas não devem ser tomados sem prescrição médica, pois é necessário ter certeza de qual é o problema para só então se medicar.

2. Corticóides

Os corticoides serão recomendados pelo médico no caso de não haver um bom resultado apenas com o anti-inflamatório. Nunca tome por conta própria, pois podem causar alergia e outros efeitos colaterais.

3. Antibióticos

Em casos mais sérios, de infecção bacteriana, o médico poderá recomendar benzetacil, azitromicina ou amoxicilina, por exemplo. Além de reduzir a inflamação, eles acabam com a bactéria causadora do problema.

4. Drenagem

Existem casos em que a inflamação causa abcesso nas amígdalas, e nessa situação o médico precisará fazer uma drenagem para que o paciente não tenha mais problemas para comer, para engolir ou para respirar. É parte do tratamento, quando necessário.
Cuidado: nunca deve-se tentar remover o pus da garganta por conta própria, com cotonete, com algodão, com gaze ou com qualquer outro material. Em primeiro lugar, a inflamação não vai parar de ser produzida. Em segundo, pode acabar machucando ou infeccionando ainda mais.

O que pode causar o pus na garganta?

As causas do pus na garganta são infecções por vírus ou bactérias que geram a inflamação e o pus. Essa infecções podem ser, por exemplo, devido a uma amigdalite ou a uma mononucleose, caso a pessoa infectada beije outra na boca e transmita a doença.

Remédios caseiros

As formas caseiras de tratar o pus na garganta não substituem o tratamento médico porque não curam, mas ajudam a aliviar os sintomas e são coadjuvantes do tratamento. São elas:
  • Suco de grapefruit: a grapefruit é ótima para tratar a dor de garganta, pois ela é adstringente e antisséptica;
  • Gargarejo com água morna e sal ou com água com limão e mel: o sal equilibra a água para melhorar seu efeito de limpeza, enquanto o limão e o mel são anti-inflamatórios;
  • Chá de mel com gengibre/malva/eucalipto/sálvia/alteia: cada planta possui um efeito que ajuda a aliviar a dor, a anestesiar a região e a ajudar a desinflamar. A água deve estar morna na hora de beber;
  • Mel e própolis: o própolis de abelha junto com o mel é um ótimo anti-inflamatório. Pode tomar uma colher por dia se for criança e duas se for adulto.

Nenhum comentário