-- inicio ---

Remédio caseiro para dor de dente: como fazer e aplicar?


Os analgésicos orais são aqueles clássicos: paracetamol e dipirona. Eles servem apenas para diminuir a dor e a febre causadas por problemas como inflamações. E os anti-inflamatórios, como a aspirina e o ibuprofeno, aliviam a dor e atuam na inflamação. São recomendados em casos como nascimento de dentes siso, por exemplo.

Como fazer remédio para dor de dente caseiro?

Mas muitas vezes você não sabe por que tem dor. Simplesmente acorda assim e não está perto de um dentista. Por isso, veja abaixo o que pode utilizar para tratar do incômodo de forma natural.

Remédio para dor de dente causada pelo aparelho

Quem usa aparelho nos dentes sabe a dor que é cada visita ao consultório. Aperta daqui, aperta de lá e no fim do dia você nem consegue mastigar. Esse tipo de dor é bastante incômodo e pode ser resolvido sem você se encher de substâncias que possam fazer mal ao seu fígado ou rins.
Você pode fazer um chá e bochechá-lo para aliviar o estresse do aparelho. É simples, veja a receita abaixo:
Ingredientes
  • Macela: 2 colheres de sopa das flores secas;
  • Extrato de própolis: 20 gotas;
  • Água: 1 litro.
Modo de preparo
1. Ferva a água com as folhas do chá por pelo menos cinco minutos.
2. Desligue a água e tampe, para que a infusão seja mais eficiente.
3. Depois que esfriar, adicione o extrato de própolis e mexa bem.
Você pode bochechar quantas vezes quiser. Vale também beber o chá de macela, sem o própolis, pois o seu efeito calmante anestesia os nervos do corpo inteiro.

Remédio para dor de dente que está nascendo

Dente nascendo é outra coisa que causa uma dor desgastante. Em crianças, principalmente. Ficar vendo o seu filho sofrer sem poder fazer nada é muito desagradável. Para isso, existe um remédio para dor de dente de bebê que é tiro e queda!
Não só funciona, como é seguro e não faz mal nenhum. Se você costuma ter chá de camomila em casa, basta fazer o chá, com água mineral filtrada e coloca-lo em forminhas de picolé. Deixe esfriar e leve ao congelador.
Depois que endurecer, ofereça ao bebê, criança ou até mesmo ao adulto com dor de dente. A camomila é um anti-inflamatório natural e alivia a gengiva que o dente está tentando romper. O gelo também funciona como uma compressa.
Se o seu bebê tem menos de seis meses, pode fazer igual ao chá, porém com leite materno. Pode parecer estranho, mas é um excelente remédio para dor de dente. A substância é riquíssima em anticorpos, minerais, vitaminas e pode ajudar inclusive na diminuição de infecções e outros problemas de saúde.

Remédio para grávida com dor de dente

Se você está grávida, já sabe que não pode mesmo abusar de medicamentos industrializados. Boa parte deles nem pode tomar, pois eles podem fazer muito mal ao feto. O ideal, nesses casos é sempre procurar um profissional de saúde.
Contudo, se você estiver com muita dor e não puder se deslocar no exato momento, poderá fazer um bochecho antisséptico, para descartar a possibilidade de abcessos ou infecções gengivais.
Uma boa opção é misturar uma colher de chá de água oxigenada (aquela que você usa em feridas e compra na farmácia), com uma tampinha de antisséptico bucal, em um copo de água com duas colheres de chá de sal. Não ingira essa mistura, apenas bocheche bem de um lado para o outro.
Você também pode usar a solução para higienizar a sua escova de dente.
Algumas grávidas sofrem com sangramentos das gengivas. Esse remédio caseiro ajuda a cicatrizar o local.
E lembre-se, se você está grávida, avise seu dentista, pois você não deve tomar anestesias locais.

Remédio para dor de dente para diabéticos

Diabéticos tem que ter cuidado com feridas e qualquer tipo de machucado, pois seus processos cicatrizantes são mais lentos. Isso faz com que o risco de infecção aumente muito. Por isso, qualquer dor de dente deve ser levada muito a sério. Se houver sangramentos é preciso que você procure um serviço de emergência o quanto antes.
Mesmo assim, tem algumas medidas que você pode tomar imediatamente para evitar que o problema no dente piore no caminho. Antes de qualquer coisa, faça uma boa higiene bucal, pois isso faz com que a flora da sua boca fique neutra e elimina o excesso de microrganismos que possam causar infecções.
Evite a todo custo ingerir qualquer tipo de fármaco analgésico, pois eles poderão agravar outras condições de saúde associadas às diabetes. Existem algumas opções caseiras, como misturar extrato de cravo-da-Índia com um pouco de óleo de coco e esfregar na região dolorida.
Isso poderá aliviar a dor e a inflamação até que você encontre um periodontista. Quando chegar no profissional, ressalte que você tem diabetes. Se você tem a sua glicose controlada, o tratamento poderá ser normal. Todavia, do contrário, alguns cuidados extras deverão ser tomados.

Mitos e verdades sobre remédios para dor de dente

No desespero, você acaba por acreditar em tudo que lê por aí ou vê no Youtube. Por isso, abaixo, confira alguns mitos e verdades antes de sair fazendo qualquer coisa para se ver livre do problema.

Remédio para dor de dente com alho

Muita gente na internet fala para mascar alho quando estiver com dor de dente. Isso só funciona se a raiz do problema for periodontal. É que o alho possui um óleo volátil sulfuroso, que atua na eliminação de algumas bactérias. Entretanto, só funciona com os microrganismos causadores das doenças periodontais e das infecções urinárias.
Se você está com dor de dente por outro motivo, como bruxismo, por exemplo, isso só irá piorar o seu quadro. Então avalie primeiro qual a origem da dor nos dentes que você sente.

Remédio para dor de dente com vinagre

No tempo da vovó, também era comum esfregar vinagre de maçã com algodão no dente dolorido. Apesar de não fazer mal à saúde, também não será muito efetivo contra a dor. O vinagre é um bom bactericida. Ele apenas desinfeta a região.
É o mesmo princípio da água morna com sal. Se o seu problema for bacteriano, poderá até ajudar, mas igual você precisará ir ao médico e tomar antibióticos.
Não adianta! O melhor remédio para dor de dente é mesmo uma visita ao dentista!

Nenhum comentário