-- inicio ---

Como fazer vinagre de maçã caseiro? 2 Receitas


O vinagre proveniente da maçã tem diversos usos. Ele pode ser utilizado na preparação de alimentos, para dar maciez ao cabelo, para limpar a casa e até para aliviar cólicas menstruais. Quanto mais puro e orgânico, melhor. Por isso, aprenda a fazer vinagre de maçã na sua casa.

2 Formas de fazer vinagre de maçã

Fazer vinagre de maçã pode ser um pouco trabalhoso, é verdade. Mas o resultado final vale a pena. Para fazer a versão natural e tradicional, você só precisa mesmo da maçã. Confira abaixo dois jeitos de obter a substância em sua casa!

1. Vinagre de maçã no liquidificador

Essa receita é a mais antiga e tradicional. Fazê-la é bastante simples e você pode usar as maçãs que quiser, verdes ou vermelhas. Contanto, é importante optar por frutas orgânicas e livres de agrotóxicos.
Ingredientes
  • Maçã: um quilo e meio.
Modo de preparo
1. Lave e descasque as maçãs. Retire também as sementes e corte as frutas em tamanhos menores.
2. Bata-as no liquidificador até obter uma pasta.
3. Coe bem a pasta, contra uma peneira fina, para retirar o máximo de suco. Esse suco é que será usado para fazer o vinagre.
4. Coloque o suco em uma garrafa de vidro esterilizada e tampe-a. O resto da polpa de maçã você pode utilizar para fazer outras receitas, como bolos e tortas.
5. Deixe a garrafa em um local longe do sol, e com temperatura entre 18°C a 30°C, por seis semanas.
6. Depois leve o vidro para um local que receba a luz solar e deixe lá por mais três dias. Passado esse tempo está pronto o seu vinagre. Nunca guarde-o na geladeira!

2. Vinagre de maçã caseiro com açúcar orgânico

Fazer vinagre de maçã com açúcar agiliza o processo e reduz o tempo de espera para três semanas. A fermentação acontece de um jeito diferente, confira!
Ingredientes
  • Maçã: um quilo e meio;
  • Açúcar orgânico: 3 colheres de sopa;
  • Água filtrada: 1 litro.
Modo de preparo
1. Comece por preparar as maçãs, tirando as sementes, descascando-as e lavando-as.
2. Pique as maçãs em cubos e coloque-os em um jarro de vidro esterilizado. Adicione a água e o açúcar e misture bem, para dissolver o açúcar. Cubra o jarro com papel-toalha e prenda com um elástico.
3. Deixe a garrafa em local fresco, seco e arejado por três semanas. Não deixe que o recipiente pegue luz solar.
4. Passado esse tempo você já tem a fermentação. Coe o líquido e mude-o de jarro.
5. Seu vinagre já está pronto. Agora é só mantê-lo nas condições adequadas.

Nenhum comentário