-- inicio ---

Privada Entupida? Veja 5 Métodos Caseiros para Desentupir o Vaso Sanitário

Desentupir o vaso sanitário pode ser um verdadeiro pesadelo. Um vaso sanitário entupido causa nojo e repulsa praticamente instantâneos, e não há como fugir do problema. Então, vamos encará-lo de frente!

Neste artigo, você irá descobrir as estratégias mais eficientes para desentupir o vaso sanitário. As causas podem ser várias: desde fezes e papel higiênico até um brinquedo jogado pelas crianças. Mas, antes de entender como desentupir, é importante saber porque ele entope.

Por quê o vaso entope?
Existem várias razões que levam ao entupimento de um vaso sanitário. Primeiramente, veja como ele é por dentro:



Está vendo que ele possui vários canais estreitos e com curvas? A construção do vaso sanitário é feita dessa maneira  para que a descarga funcione, vá para o esgoto e não volte para o seu banheiro. Porém, somente quando estiver funcionando da forma correta.

As principais causas do entupimento de vaso sanitário são:

Descarga com baixa pressão.
O problema do seu vaso sanitário pode estar na pressão da água – e não necessariamente da quantidade. A água precisa ter uma certa pressão para poder empurrar os dejetos, então se a sua descarga for fraca, será mais fácil o vaso entupir.

A falta de manutenção nos sistemas de descarga também causa isso. Então mantenha o sistema hidráulico em bom funcionamento.

Jogar papel higiênico.
Muitas pessoas tem nojo de usar o lixo do banheiro, mas esse é um mal necessário. No Brasil, o nosso sistema de esgoto e mecanismos de descarga não são feitos para dejetos não orgânicos como é o caso do papel higiênico. Então é muito fácil entupir o vaso ou pior, o encanamento de esgoto da sua casa. Se você mora em prédio, o problema poderá causar um transtorno enorme para o encanamento do condomínio inteiro.

Então, evite ao máximo jogar papel higiênico no vaso sanitário. Se você tem nojo ou acha anti-higiênico, crie o hábito de jogar o lixo todos os dias e desinfetar a lixeira. É melhor cuidar do lixinho do banheiro do que ter um vaso entupido.

Jogar brinquedos, absorventes e qualquer outro objeto.
Esse é um problema para quem tem crianças e animais. Se um brinquedo ou objeto maior cair no vaso, não dê descarga. O objeto pode parar no encanamento e trazer um problema muito maior para você. Nestes casos, pode não ser possível usar soluções caseiras para resolver o problema, e você precisará chamar uma desentupidora ou um encanador.

Grandes volumes de matéria orgânica
Aqui você já entendeu o que eu quis dizer. Fezes muito grandes também entopem o vaso sanitário. Se isso acontecer, use algum objeto descartável (como o rolo de papelão do papel higiênico, ou um palito de madeira) e tente “cortar” o material antes de dar descarga. Ou, se for mais de um pedaço, dê descarga antes de “terminar o serviço”.

Os vasos foram feitos para não entupir nestes casos, e se na sua casa ocorre com muita frequência, considere trocar a louça sanitária por alguma mais moderna e eficiente.

Cabelo, restos de sabonete e pedras sanitárias
Muitas pessoas tem o costume de jogar restos de sabonete, pedras sanitárias e cabelo diretamente no vaso sanitário. Eles também entopem o sistema. No caso do sabonete e da pedra, eles irão se dissolver com o tempo, porém se os pedaços forem grandes, causarão muitos transtornos antes de serem dissolvidos. E o cabelo é um verdadeiro inimigo de qualquer encanamento.

Ele ajudará a acumular mais matéria orgânica e pedaços de dejetos, formando um bolo que irá entupir o vaso e o encanamento. Então, nunca jogue cabelo no vaso – use o lixo para isso.

Agora, sabendo os principais motivos que levam ao entupimento do vaso sanitário, vamos às receitas caseiras para resolver o problema.

Solução  1 – Água quente e detergente
Dilua um pouco de detergente em água fervente e jogue no vaso sanitário. Em seguida, dê descarga e veja se o problema se resolveu. Repita esse processo até três vezes. Se não der certo, tente outra estratégia.

desentupir vaso com detergente

O detergente é útil porque ele dissolve a gordura e a matéria orgânica, e a água quente potencializa o processo. Então essa é uma solução rápida e fácil para ser utilizada em casos mais simples que acontecem no dia a dia.

Solução 2 – Use um desentupidor
Para desentupir vaso sanitário, o uso de um desentupidor é o método mais indicado. Ele fará uma pressão na água que ajudará a mover o que estiver causando o entupimento. Mas para ele funcionar é preciso que o vaso esteja bem cheio de água.

Se esse for o caso, posicione o desentupidor no vaso e faça movimentos rápidos para cima e para baixo, para criar vácuo e movimentar a água. Repita algumas vezes e veja se resolveu.

Solução 3 – Desentupir o vaso com garrafa PET

Para esse método, você vai precisar de uma garrafa PET vazia, um cabo de vassoura e tesoura.

Corte a garrafa no meio, usando a tesoura, deixando a parte do bico com cerca de 1/3 da altura total. Encaixe a bico da garrafa no cabo da vassoura. Se ficar folgado, ajuste com uma fita isolante. Agora, é só colocar dentro do vaso e usar como se fosse um desentupidor comum.

A vantagem da garrafa PET é que ela é descartável e amassa mais, provocando uma turbulência maior na água e facilitando o desentupimento.

Solução 4 – Como desentupir vaso com cabide
Pegue um cabide que não usa mais e corte-o com o auxílio de um alicate, procurando deixá-lo o mais reto possível. Dê preferência a cabide com revestimento de plástico, já que o arame pode danificar a porcelana.

Insira-o dentro do vaso, até chegar ao fundo e vá mexendo em várias direções, para quebrar os dejetos. Agora é só dar a descarga e repetir o procedimento, caso seja necessário.

Solução 5 – Como desentupir vaso com plástico filme
Esse truque consiste em vedar a entrada de ar e aumentar a pressão no vaso sanitário. Cubra toda a privada usando papel filme, certificando-se de que não sobrou nenhum espacinho para o ar entrar. Feche a tampa e dê uma descarga de 30 segundos. Você vai criar um vácuo que ajuda a eliminar os casos mais simples de entupimento.

Nenhum comentário