-- inicio ---

Remédios caseiros para tratar a gastrite


Melhores remédios caseiros para gastrite

Veja o que você pode usar para fazer remédios caseiros para gastrite naturais. Alguns alimentos e ervas ajudam a diminui a acidez estomacal rapidamente.

1. Suco de batata

A batata é excelente para o estômago. Ela alivia a dor, a queimação, a azia e a acidez. Além de ser barata, acessível e fácil de utilizar.
Ingredientes
  • Batata: 2 unidades.
Modo de preparo
1. Lave bem, descasque e rale as duas batatas.
2. Coloque as batatas raladas em uma peneira fina em cima de uma refratária.
3. Esprema bem para que saia todo o suco da batata. O que sobrou você pode utilizar em outras receitas, como um omelete.
4. O líquido que saiu da batata é só beber. Você deve tomar em seguida que espreme, pois ele oxida em pouco tempo. Pode fazer isso duas vezes por dia. Se tem muitas crises de gastrite, tome o suco em jejum pela manhã.

2. Suco de couve ou repolho

O suco do repolho ou da couve também é bom para tratar a gastrite. Esses vegetais ajudam a sugar o excesso de suco gástrico e tem efeito diurético. O suco também é um poderoso detox.
Ingredientes
  • Repolho ou couve: 3 folhas;
  • Água: meio copo.
Modo de preparo
1. Bata tudo no liquidificador.
2. Coe e beba em jejum diariamente. Se for necessário, coloque um pouco mais de água.

3. Chás

Muitos chás são ótimos remédios caseiros para gastrite. Os que você pode usar são os de espinheira-santa, camomila, erva-cidreira e acelga. Evite os de hortelã, verde, menta e boldo.
Para fazer os chás, basta colocar um punhado da erva seca da sua escolha em uma xícara de água fervente. Tape e deixa a infusão esfriar alguns minutos. Coe e beba morno. Se quiser, pode ainda beber gelado.

4. Probióticos

Todos os alimentos probióticos funcionam bem no tratamento da gastrite. São eles os iogurtes biológicos, o skyr e o kefir. A fermentação ajuda a diminuir a quantidade de bactérias no trato digestivo.
Você encontra esses alimentos à venda em lojas especializadas em produtos naturais. Cuidado na hora da compra, não é qualquer iogurte que contém esse tipo de substância. Iogurtes normais podem deixar você com o estômago ainda pior.

Quem tem gastrite pode tomar leite?

Apesar de o conhecimento popular afirmar que leite é bom para gastrite, isso é um mito. A bebida pode até aliviar a acidez temporariamente, porque tem pH básico. Contudo ela fermenta dentro de você e causa mais acidez.
O leite pode piorar a sua doença, especialmente se você for intolerante à lactose. O alimento causa ainda inchaço, gases e dores de estômago. Por isso, se você tem gastrite crônica, prefira outras soluções ao leite.

Dicas para aliviar gastrite rapidamente

Mudar a alimentação e beber muita água todos os dias é a melhor forma de aliviar a gastrite. Entretanto, se você estiver tendo uma crise muito ruim, pode engolir um pedaço de miolo de pão. Isso ajudará a sugar os ácidos do seu estômago.
Outra coisa que é boa nesses casos é o leite de magnésia. Você pode tomar uma colher de sopa do composto gelado. Também pode optar por antiácidos disponíveis em farmácias, mas essa é uma solução menos benéfica para a sua saúde.

Nenhum comentário