-- inicio ---

Como congelar couve de forma correta


Congelar couve é uma das melhores formas para preservar o alimento por mais tempo. A couve congelada pode durar por muitas estações e assim tem a verdura sempre disponível para uma alimentação mais saudável.
A couve é muito rica em nutrientes, contendo, por exemplo, vitamina A e C, cálcio, ferro e fibras. Os nutrientes da couve ajudam a regular o intestino, a reduzir o colesterol e a fortalecer o sistema imunológico.
Entre outras possíveis formas, aqui estão 3 opções para você congelar a couve e aproveitar tudo aquilo que ela tem para oferecer.

1. Congelar Couve crua

Para congelar a couve crua, comece lavando as folhas. Você pode deixar de molho em água com uma pequena dose de água sanitária, ou vinagre, para tirar os micro-organismos. Em seguida basta secar cada folha e congelar dentro de um saco ou recipiente plástico. Será ainda melhor congelar em porções individuais. Assim não haverá desperdício algum!
Se for congelar com o saco plástico, lembre-se de tirar todo o ar de dentro do saco para que a couve dure mais tempo.

2. Congelar Couve refogada

Para congelar a couve refogada, o processo também é muito simples. Prepare a sua receita preferida de couve refogada e deixe que o alimento esfrie. Em seguida, armazene em um recipiente com tampa, ou em um saco plástico, em porções individuais. Dessa forma, a você já pode levar a couve para o congelador.

3. Congelar Couve para suco

Uma ótima, e mais criativa, maneira de congelar a couve para suco é fazer gelo com ela. Basta colocar as folhas no liquidificador, cobrir com água e colocar em formas de gelo. Depois disso já pode levar ao congelador.
Para preparar o suco, é só colocar 2 ou 3 pedras do gelo verde com os outros ingredientes e adicionar a água. Assim, você tem um suco gelado e rico em nutrientes! Se quiser, você ainda pode incrementar o gelo de couve com outros ingredientes, isso vai trazer ainda mais sabores para o seu suco.

Congelar couve perde os nutrientes?

Sim, congelar a couve pode retirar alguns dos nutrientes. Uma boa solução para manter mais nutrientes é fazer o branqueamento nas folhas.
É simples, basta colocar as folhas em água fervente por 2 minutos, coá-las e levá-las diretamente para água fria e com gelo. Após 1 minuto de molho na água fria, retire e seque as folhas de couve. Depois, você pode utilizar algum dos métodos acima e congelar.
Fazer o branqueamento da couve, além de manter os nutrientes, mantém também a cor e sabor. O processo elimina as bactérias que podem retirar estas características ao congelar a couve.

Como armazenar

A couve congelada tem uma versatilidade muito grande. Você pode congelar crua, refogada, para suco de muitas e diferentes formas. Aqui vão algumas dicas para aproveitar tudo o que a couve congelada pode lhe trazer:
  • Se for congelar couve em sacos plásticos, lembre-se sempre de retirar todo o ar de dentro do saco para manter por mais tempo em bom estado;
  • Para eliminar esse ar, você pode sugar o ar com um canudinho, fazendo um saco a vácuo com o alimento;
  • Separe a couve em porções menores ou individuais, depois de descongeladas as folhas não podem ser congeladas novamente.

Nenhum comentário