-- inicio ---

Como fazer uma capa para garrafa térmica de crochê passo a passo


Trabalhar com o artesanato e saber como fazer uma capa para garrafa térmica pode ser muito oportuno, uma vez que com a mesma técnica usada para esse trabalho poderá ser usada também para confeccionar capas para outros itens de cozinha, o que irá contribuir diretamente para uma decoração mais elegante.
Hoje podemos contar com essas técnicas usando materiais variados, desde os mais simples até os modelos bem sofisticados como é o caso das capas feitas de crochê. Porém sabendo que nem todos têm conhecimento na arte do crochê vamos falar sobre um modelo feito com tecido.
É claro que pelo menos precisamos ter algum conhecimento com a arte da costura, do contrário não vamos conseguir ir muito longe, por isso, primeiro devemos tirar as medidas da garrafa que pretendemos encapar e então providenciar os materiais.

Materiais para o trabalho – tecido estampado para dar um colorido especial para a capa, entretela, manta térmica Etaflon para ajudar a manter a temperatura do conteúdo na garrafa e outros tecidos que combinem para os detalhes.
Além disso, será preciso as ferramentas comuns na mão de um bom trabalhador no momento de fazer esse tipo de trabalho tornando-o mais fácil e perfeito.
Começo do trabalho – primeiramente corte a manta térmica do tamanho do corpo da garrafa, mas não se esqueça de deixar uma sobra para que a garrafa entre sem dificuldades. Feito isso, providencie o mesmo tamanho de tecido que servirá para revestir essa manta térmica, lembrando das sobras para que se possa costurar a capa.
Detalhes – para quem preferir ainda poderá providenciar retalhos de tecidos com cores que se combinam para possíveis detalhes nessa capa, mas isso fica por conta da criatividade de cada um, o importante é se concentrar na confecção do corpo dessa capa.
Use o gabarito para cortar providenciar também o fundo da garrafa tanto a manta térmica como o tecido da capa, sempre com sobras para costurar.
Montagem da capa – uma com costura em ziguezague o material do fundo da capa e depois faça o mesmo com o corpo dessa capa, mantendo o lado prateado dessa manta térmica para dentro costurando a manta e o tecido para formar a capa. Feito isso, é só unir o corpo da capa ao fundo também através de costura.
Acabamentos – na verdade, após esse procedimento podemos perceber que a costura vai aparecer do lado de fora da garrafa, por isso, vamos precisar fazer um acabamento para cobri-las, aproveite então, para escolher um tecido em cor diferenciada que combine satisfatoriamente com o tecido do corpo da capa.
Proteção para a tampa – para proteger a tampa dessa garrafa térmica providencie um tecido que combine adequadamente cortando uma tira suficientemente larga para esconder a tampa da garrafa, sempre lembrando as sobras para a costura. Vire as sobras para o lado avesso e costure uma bainha deixando alguns centímetros sem costura nas extremidades. Feito isso, vire as extremidades para dentro da bainha e costure e aproveite para fazer um pesponto que ficará aberto para colocar o cordão.

Alça da garrafa – para a alça dessa garrafa corte um tira de aproximadamente 7 cm de largura e 1,80 m de cumprimento, se possível do mesmo tecido do corpo. Providencie também o mesmo tamanho de entretela que deverá ser aplicada com ajuda do ferro de passar no lado avesso do tecido.
Costure então essa tira e passe mais uma vez no ferro quente. Depois disso, é só costurar ao corpo da capa, primeiramente a alça da capa e por fim a proteção da tampa. Não se esqueça de providenciar um bonito cordão para a proteção da tampa.
É claro que ainda existem alguns segredos para garantir um charme maior para essa capa, porém esses segredos, geralmente ficam guardados na memória de quem entende de arte. Por isso, use de sua criatividade e faça um trabalho bem apresentável.
Depois de preparada essa capa ficará mais cômodo carregar sua garrafa térmica de um lado para outro, uma boa idéia para quem gosta de tomar seu chimarrão ou um suco gelado a sombra de uma árvore ou outro local apreciável.
Ajuda da internet – aproveite também para fazer uma pesquisa nos sites especializados em artesanato na internet, ali encontramos muitas idéias e até mesmo o passo a passo para quem quer fazer o trabalho, mas não tem experiência.
Trabalhos em crochê – quem sabe pode te interessar também o artesanato feito com o crochê, uma arte conhecida a muitos anos que nunca perde a graça, bem pelo contrário, é cada vez mais valorizada. Com essa arte podemos confeccionar as capas de garrafa nos tamanhos diversos e muitos outros itens decorativos que com certeza rendem lucros para o artesão.
Para quem desejar, ainda poderá ganhar algum dinheiro fazendo esses trabalhos artesanais, uma vez que muita gente aprecia, mas pouco tem paciência e tempo de prepará-los. Nesse caso, além de capas para garrafas térmicas ainda podemos confeccionar capas para botijão de gás, para eletrodomésticos, entre outros trabalhos que podem contribuir com a decoração.



Modelos de capas de crochê para garrafa térmica 








Nenhum comentário