-- inicio ---

Dicas e modelos de cozinhas decoradas e planejadas simples e baratas


A decoração da cozinha não precisa ser cara, ela pode muito bem ser simples e barata, com elementos que não são apenas decorativos, mas que podem ser funcionais e fazer parte do dia-a-dia da cocção, como eletrodomésticos, espátulas, recipientes que guardam temperos, grãos, vasos com hortaliças e detalhes que deixam a cozinha ainda mais agradável e bonita.
E hoje vamos dar algumas dicas legais para quem quer fazer uma decoração de cozinha simples sem gastar muito. Vamos lá?

Dica 1: As cores mudam tudo!

Se a sua cozinha anda meio sem vida, muito branca ou com muitas cores neutras e falta vitalidade no ambiente invista em detalhes coloridos, escolha uma cor de base e invista em utensílios de cozinha dessa cor, panos de prato com detalhes nesta cor, eletrodomésticos coloridos, panelas, potes e vasilhas que tragam essa cor para a cozinha.
Na imagem abaixo a base é azul, o vaso da flor é azul, a tampa do pote de vidro, alguns vasilhames, tudo com um toque azul, contrastando com o rosa das flores e harmonizando bem com o amarelo dos limões.

Acrescente essa cor escolhida em pontos estratégicos, que chamem a atenção sem pesar no visual.
Pode ser mais de uma cor? Claro, algumas combinações funcionam bem como o vermelho com laranja e amarelo, que formam um degradê, já que são cores análogas. Ou amarelo, verde e azul que também  são análogas.

Dica 2: Backsplash de pastilhas adesivas resinadas

Uma boa ideia para renovar a cozinha sem quebradeira e sem gastar muito é utilizar pastilhas adesivas, que são pastilhas feitas em adesivo que resistem a água e que você pode usar no backsplash, que é o espaço da parede que fica atrás da pia entre o balcão e o armário suspenso.

Essa pastilha vem com uma cola super resistente que dispensa mão de obra especializada, você pode colar sobre um azulejo antigo, sobre a parede de alvenaria, madeira, enfim, pode aplicar por conta própria e renovar rapidamente sua cozinha sem precisar usar massa, rejunte, nada disso!

Quer saber mais sobre as pastilhas adesivas resinadas? Aqui tem um artigo completo:
Pastilhas Adesivas Resinadas
As pastilhas podem também ser aplicadas em bancadas.

Dica 3: Decoração com potes de vidro

A terceira dica é aposte em elementos DIY, ou elementos que você vai renovar, reutilizar para incrementar a decoração da sua cozinha de forma simples.

O legal de usar elementos decorativos feitos por você é que agregam muito mais do que beleza, eles trazem esse toque pessoal e carinhoso.
Dentro dessa categoria conhecida também como: “Faça você mesmo” você pode utilizar potes de vidro para decorar, no vídeo abaixo mostra um exemplo de como usar potes na decoração da bancada da cozinha.

Vídeo: Decorando a Cozinha com Potes de Vidro


..

Além de charmosos os potes são práticos para organizar os alimentos na cozinha.

Dica 4: Melhore a Iluminação

Uma cozinha iluminada faz toda a diferença, passando sensação de amplitude. Uma boa dica decorativa é apostar numa mescla de iluminação natural com artificial, inserindo luminárias e pendentes com design criativo.

Dica 5: Decore as Paredes

Muitas vezes, as paredes são deixadas de lado na decoração da cozinha, o que é praticamente um pecado! Adotar uma decoração vertical ajuda a dar harmonia visual ao ambiente e é uma ótima solução para áreas pequenas.

Para aproveitar esse espaço, há várias opções. Vale, por exemplo, instalar prateleiras para apoiar quadros divertidos ou ainda revistas e livros associados à gastronomia.
Se preferir, pinte uma das paredes com tinta com efeito lousa e aproveite para usar sua criatividade fazendo desenhos, anotações engraçadas ou então para montar um cardápio.

Dica 7: Elementos Naturais

Você pode usar elementos naturais para decorar a cozinha, hortaliças (manjericão, orégano, hortelã, alecrim, tomilho, etc) podem ser uma ótima opção para criar um jardim vertical, decorar a sua parede, trazer um pouco de verde para sua cozinha e ainda temperar a comida.

As frutas também podem trazer cores, texturas, além de funcionais e baratas para decorar a cozinha sem gastar muito.

Dica 8: Adesivo de Parede nos Armários

Uma dica para trazer estampas é revestir os armários internamente com papel de parede adesivo, ou adesivo de parede, é só tirar as prateleiras dos armários, cobrir o fundo com o adesivo e recolocar as prateleiras. Melhor ainda se o armário for uma cristaleira para que a estampa fique mais aparente.

Dica 9: Prateleiras e Barras

A nona dica é investir em prateleiras que podem ser úteis para organizar livros, potes, xícaras, dar suporte para um quadro pequeno, um vaso com flores (naturais ou artificiais), enfim expor de forma organizada o que você deseja que fique aparente.

Ou ainda, as barras fixadas geralmente sobre a bancada da pia com ganchos para toalha, utensílios, pratos, etc.

Dica 10: Renove os armários

Quem disse que a cozinha só fica bonita com armários planejados? Use e abuse de armários antigos, usados, com acabamento colonial, eles trazem mais aconchego e deixam a cozinha encantadora!
Renove os armários com uma pintura simples, garimpe com seus parentes, em brechós de móveis e veja tudo o que consegue reaproveitar da sua própria cozinha. Troque os puxadores, é fácil encontrar em casas especializadas em marcenaria.
Uma cozinha antiga e organizada é muito mais aconchegante e tem muito mais a contar do que as cozinhas planejadas modernas, com portas lisas e sem graça. Pense nisso!
Espero que tenha gostado do post, continue acompanhando nosso site e nossas dicas, um abraço e até mais!

Modelos de cozinhas decoradas simples e baratas










Nenhum comentário