-- inicio ---

Anel Vaginal: o que é, como usar, preço e efeitos colaterais!


anel vaginal é um método de prescrição de controle de natalidade. Também é conhecido pelo seu nome de marca, NuvaRing. O anel é um pequeno objeto de plástico flexível inserido na vagina para atuar como contraceptivo. Ele funciona como a pílula anticoncepcional, mas só precisa ser inserido uma vez por mês. O anel vaginal previne a gravidez pela liberação contínua de estrogênio sintético e progesterona. Esses hormônios são absorvidos em sua corrente sanguínea. Eles impedem que seus ovários liberem os óvulos para serem fertilizados. Os hormônios também engrossam o muco cervical, o que ajuda a evitar que o espermatozoide alcance o óvulo.

Como Funciona o Anel Vaginal:

anel vaginal é feito de um tipo de silicone que contém versões sintéticas dos hormônios femininos progesterona e estrogênio. Estes dois hormônios são liberados ao longo de 3 semanas e levam os ovários a não produzir um novo óvulo, evitando a fecundação e, consequentemente, uma possível gravidez. Após as 3 semanas de uso do anel vaginal, é necessário fazer uma pausa de 1 semana para permitir o surgimento da menstruação, antes de colocar o novo anel.
Quando usado exatamente como indicado, o anel vaginal é 98% eficaz na prevenção da gravidez. No entanto, é cerca de 91% eficaz com o uso típico. Quanto mais de perto você seguir as instruções na embalagem, mais eficaz o anel vaginal deve ser.

Como Colocar o Anel Vaginal:

anel vaginal deve ser inserido da seguinte forma:
  • Antes de inserir o anel, verificar se ele não está fora do prazo de validade;
  • Lavar bem as mãos antes de inserir ou retirar o anel;
  • Escolher a posição para inserção mais confortável, por ex., em pé com uma das pernas levantada, agachada ou deitada;
  • Remover o anel vaginal do sache;
  • Segurar o anel entre o polegar e dedoindicador e pressionar o anel até que os dois lados fiquem juntos para que possa ser colocado na vagina. Quando anel vaginal estiver no lugar, este não se deve sentir. Caso isso aconteça, deve-se empurrar o anel delicadamente um pouco mais para dentro da vagina;
  • Após 3 semanas, no mesmo dia e à mesma hora, deve-se remover anel vaginal da vagina, enganchando o dedo indicador sob o anel, ou segurando o anel entre os dedos indicador e médio e puxando-o para fora;
  • O anel utilizado deve ser colocado de volta no sachê em que foi comprado e descartado no lixo comum.
  • Contando a partir do dia da colocação, o anel vaginal deve permanecer no lugar, sem interrupções, por 3 semanas.
É aconselhável verificar regularmente se o anel ainda está colocado na vagina. Um novo anel vaginal deve ser inserido exatamente após o intervalo de uma semana, no mesmo dia da semana e aproximadamente no mesmo horário, mesmo que a menstruação ainda não tenha terminado. Caso o novo anel seja inserido mais de 3 horas após o horário habitual de colocação, sua eficácia anticonceptiva poderá ser reduzida.
Você deve obter o seu período durante a semana que você não está usando o anel. Uma semana depois de removê-lo, insira um novo anel. Você deve inserir o novo anel mesmo se ainda estiver menstruando. É importante que você remova ou insira o anel no mesmo dia da semana. Por exemplo, se você inserir um anel na segunda-feira, remova-o na segunda-feira três semanas depois.
Então, você deve inserir seu próximo anel na segunda-feira seguinte. Se o anel cair, lave-o e coloque-o de volta. Se o anel estiver fora da sua vagina por mais de três horas, use contracepção de segurança.

Quando Colocar o Primeiro Anel:

anel vaginal deve ser inserido pela primeira vez no 1º dia da menstruação e deve ser deixado no lugar durante 3 semanas seguidas. Depois deve ser retirado, fazendo-se uma pausa de uma semana sem o anel, que é o intervalo em que ocorre a menstruação.
  • Sem for utilizado um anticoncepcional hormonal durante o último mês: Inserir o primeiro anel vaginal no primeiro dia do ciclo menstrual. Não é necessário utilizar nenhuma outra precaução anticoncepcional. O anel também pode ser inserido entre os dias 2 e 5 do ciclo, mas deve ser utilizado preservativo nos primeiros 7 dias.
  • Se foi utilizada uma pílula combinada durante o último mês: O anel vaginal deve ser utilizado, no máximo, no dia seguinte ao período sem comprimidos ativos do tratamento atual com pílula.
  • Se foi utilizado um adesivo transdérmico durante o último mês.anel vaginal deve ser colocado, no mais tardar, no dia seguinte ao intervalo sem o adesivo.
  • Se foi utilizada uma minipílula durante o último mês: Pode-se parar de tomar a minipílula em qualquer dia e inserir o anel no dia seguinte, no mesmo horário em que se tomaria a pílula. Durante os 7 primeiros dias de uso do anel, deve ser utilizado preservativo.
  • Se foi utilizado um anticoncepcional injetável, implante, ou DIU, durante o último mês: Começar a usar anel vaginal no dia em que se deveria tomar a próxima injeção ou no dia em que se remover o implante ou o DIU que libera progestagênio. Durante os 7 primeiros dias de uso do anel, deve ser utilizado preservativo.
  • Após o parto: o médico pode aconselhar a esperar até à primeira menstruação normal antes de começar a usar anel vaginal.

O que Devo Fazer se o Anel Vaginal Sair?

O que se deve fazer quando o anel sai da vagina varia de acordo com o tempo que esteve fora da vagina e da semana de utilização do anel. Assim, as orientações gerais são:
Menos de 3 horas:
Quando a mulher tem a certeza que o anel está fora da vagina há menos de 3 horas, pode lavá-lo e voltar a colocar no local correto, independentemente da semana de utilização. Nestes casos não é necessário utilizar qualquer outro método de contracepção.
Mais de 3 horas:
Na 1ª a 2ª semana: nestes casos o anel pode ser recolocado no local correto após ser lavado, no entanto, a mulher deve utilizar outro método contraceptivo, como o preservativo, durante 7 dias, para evitar uma gravidez. Se o anel sair durante a primeira semana e tiver acontecido uma relação desprotegida nos 7 dias anteriores, existe risco aumentado de a mulher poder estar grávida.
Na 3ª semana: a mulher pode optar entre colocar um novo anel sem fazer a pausa, utilizando-o novamente por 3 semanas seguidas, ou fazer a pausa de 1 semana que deveria ser feita durante a 4ª semana. Est última opção só deve ser escolhida se não tiver acontecido relação desprotegida nos 7 dias anteriores.
Porém, em caso de dúvida sobre a saída do anel, é importante consultar o ginecologista para saber o que é mais aconselhado para cada caso.

Vantagens e Desvantagens do Anel Vaginal:

anel vaginal é um dos vários métodos anticoncepcionais disponíveis e, por isso, possui vantagens e desvantagens que devem ser avaliadas por cada mulher na hora de selecionar um contraceptivo:
VantagensDesvantagens
Não é desconfortável e não interfere na relação sexual.Possui efeitos colaterais como aumento do peso, náuseas, dor de cabeça ou acne.
Só precisa ser colocado uma vez por mês.Não protege conta doenças sexualmente transmissíveis, como o preservativo.
Permite um esquecimento de até 3 horas, para substituir o anel.É importante introduzir o anel no mesmo horário para não prejudicar o efeito.
Ajuda a regular os períodos e a reduzir as dores menstruais.Não pode ser usado em vários casos, como problemas no fígado ou pressão alta.

Perguntas Sobre o Anel Vaginal:

Abaixo estão algumas perguntas comuns sobre o anel vaginal, incluindo como ele funciona, como usá-lo e muito mais. Leia as respostas.
Vou sentir o anel vaginal quando estiver no lugar?
Algumas mulheres podem sentir isso, mas a maioria das mulheres não sente anel vaginalse inseriu corretamente.
Qual o preço e onde comprar o anel vaginal?
Apesar de ser um método contraceptivo pouco conhecido, você encontra o anel vaginal nas principais farmácias do Brasil. O seu preço varia entre 50 e 70 reais, e você pode comprá-lo também pela internet.
Posso tirar anel vaginal durante o sexo?
Se preferir, você pode remover o anel por até 3 horas durante o sexo. Não faça isso mais de uma vez em um período de 24 horas. Além disso, certifique-se de enxaguar o anel com água morna antes de colocá-lo de volta.
Meu parceiro ou eu seremos capazes de sentir Anel Vaginal durante o sexo?
Se você inseriu anel vaginal corretamente, provavelmente não será capaz de senti-lo durante a relação sexual. Seu parceiro pode ser capaz de sentir isso, mas a maioria das pessoas afirma que isso não as incomoda.
O que fazer se o anel quebrar?
Muito raramente, anel vaginal pode quebrar. Se isso acontecer, é provável que ocorra expulsão. Nesses casos, deve ser descartado e substituído por um novo anel assim que possível.
O anel vaginal engorda?
Além dos efeitos colaterais normais, o uso do anel vaginal pode gerar algumas dúvidas sobre a possibilidade de ele engordar. Como as doses hormonais são controladas e liberadas de forma lenta e gradual no organismo, o uso do anel vaginal não causa grande aumento de peso, e ainda evita a retenção de líquidos que a maioria dos anticoncepcionais causa.



Nenhum comentário