-- inicio ---

Chá de boldo - receita e os seus benefícios para saúde


Muitas pessoas não sabem, mas o boldo possui uma grande quantidade de nutrientes que são essenciais para a saúde do corpo. Devido a essa característica principal, é muito usado para reorganizar nosso organismo. O arbusto perene indígena do boldo é nativo do Chile e do Peru, mas a planta passou a ser cultivada em várias regiões do mundo, inclusive no Brasil, devido aos benefícios do boldo.
O chá de boldo é usado para reduzir os sinais de desconforto da ressaca, aliviar os problemas digestivos, proporcionando melhoras significativas para regiões como o fígado, sistema imunológico e vesícula biliar.

 Lista de benefícios do boldo

1- Fígado
O chá do boldo garante um efeito benéfico no fígado, ajudando a energizar o lançamento da bile pelo órgão. Com isso, o boldo promove uma remoção total de toxinas e resíduos maléficos para o nosso organismo. Dessa forma, não ocorre o acúmulo dessas substâncias prejudiciais no fígado.
De acordo com pesquisas, o boldo é o responsável por promover a proteção das células do fígado. Além disso, o boldo possui capacidade antioxidante, o que ajuda a bloquear os efeitos dos radicais livres no órgão. O chá de boldo também tem ação anti-inflamatória.
2- Digestão
O boldo ajuda a promover uma melhor digestão de alimentos, pois ativa a produção de bile no fígado. Além disso, o produto garante uma melhor absorção dos nutrientes dos alimentos.
Já quem sofre de cólicas intestinais pode tomar o chá de boldo, pois a planta tem qualidade antiespasmódica, controlando as dores intensas no abdômen. O boldo funciona ainda como um laxante natural, contribuindo para diminuir as constipações. Quem sofre de dores no estômago e falta de apetite também faz usa do boldo.
3- Redução de cálculos biliares
O boldo tem uma capacidade muito grande de aumentar a produção de bílis no fígado. Com isso, o chá de boldo, por exemplo, reduz os cálculos biliares por meio da vesícula. Dessa forma, não ocorrem maiores problemas no órgão. O aumento da quantidade de bile, que ocorre graças ao consumo do chá do boldo, garante que a vesícula biliar seja esvaziada várias vezes, o que faz com que ocorra a eliminação de cálculos biliares ainda pequenos.
 4- Sistema imunológico
De acordo com pesquisas, o boldo fortalece o nosso sistema imunológico de diferentes formas. A planta possui um grande número de agentes antibacterianos naturais, que ajudam nos mecanismo de defesa do nosso organismo, reduzindo a entrada de agentes causadores de doenças em nosso corpo.
Dessa forma, o chá de boldo funciona como um importante aliado no alívio de inflamações que estamos sujeitos a enfrentar no nosso dia a dia. Além disso, as propriedades antioxidantes do boldo garantem que nossas células fiquem livres dos radicais livres, que são suscetíveis a vários tipos de infecção.

Veja abaixo outros benefícios do boldo:

  • Efeito calmante;
  • Contribui na diminuição de gases;
  • Alívio da azia;
  • Ajuda a melhorar a ressaca;
  • Tratamento de gastrite.

Saiba como preparar chá de boldo

Você vai precisar de:
  • Um sachê de chá de boldo comprado em supermercado, ou então folhas de boldo picadas;
  • Uma xícara (chá) de água fervente.
Após ferver a água, despeje o conteúdo na xícara, colocando as folhas picadas do boldo (ou sachê). Em seguida, abafe o chá, deixando tampado por até 10 minutos para que ocorra a infusão do boldo. Logo após, utilize um coador para separar as folhas do boldo. Só beba o chá quando ele estiver em uma temperatura adequada.
Gostou de conhecer os benefícios do boldo? Aproveite para compartilhar essa receita com seus amigos e nas redes sociais!

Nenhum comentário