-- inicio ---

Como lavar cada tipo de tecido - parte 2


Cada tecido merece um tratamento específico, para manter sua estrutura original e sua durabilidade. A sensação ao usar uma roupa limpa, sem manchas e macia é muito agradável. Por isso, vamos ajudar você a cuidar da sua roupa e de sua família! Siga nossas orientações e verá a diferença!

Como lavar: Flanela

• Lave em água morna. Junte à última água 1 colher de sopa de glicerina ou amoníaco, para que a peça permaneça macia. Não torça, apenas esprema. Deixe secar a sombra.
• Para as roupas de cores claras mergulhe-os em água previamente fervida com 1 colher de sopa de farinha de trigo, deixando a roupa repousar neste molho até que esfrie. Finalmente, enxágüe em água pura.
• Se a flanela for colorida, coloque um pouquinho de vinagre na última água; se for branca, um pouco de água oxigenada.
• Se você não quiser lavar a peça, mas apenas limpar, passe uma escova umedecida em álcool.
• Evite que sua roupa de lã encolha, ao ser lavada colocando umas gotas de amoníaco na água.

Como lavar: Jeans

O jeans pode ser colocado na máquina de lavar com sabão neutro.
Se tiver alguma mancha de gordura, coloque talco antes de lavar deixe de um dia para outro. Lave no dia seguinte.

Como lavar: Lã

Siga os mesmos procedimentos de limpeza indicados para tecidos de flanela.

Como lavar: Linho

Use os mesmos procedimentos relativos a roupa branca. Estas peças também podem ser lavadas em água quente misturada com uma colher de chá de ácido bórico e uma colher de essência de terebintina.

Como lavar: Musseline

Para a musselina ficar mais encorpada, após uma lavagem comum, mergulhe a peça por 10 minutos em água de arroz.
Como lavar: Nylon
Com a peça de roupa úmida, passe sabão de coco e deixe repousar por 1 hora, para posteriormente lavar com sabão próprio para roupas finas. No último enxágüe, acrescente uma colher (sopa) de vinagre. Seque à sombra.

Como lavar Organdi

Quando não quiser usar goma nessas peças, coloque na última água de enxaguar uma boa colher (sopa) de sal. Ao passar a ferro, o organdi ficará mais encorpado, como se tivesse sido engomado.

Como lavar: Rendas

• As rendas finas são lavadas em água e espuma de sabão em pó para tecidos delicados e ou com leite fervido morno para, depois, serem enxaguadas.
• As rendas pretas também são lavadas com o mesmo procedimento, com a diferença de que o enxágüe deve ser repetido até que o leite desapareça.
• Rendas pretas ficarão como novas se forem lavadas com sabão para tecidos delicados, e ficarem de molho por 1 hora dentro de um recipiente cheio de cerveja. Neste procedimento não se deve enxaguar a peça de renda. Seque entre dois panos, pois ela deve ser passada a ferro ainda úmida.
• Uma renda de cor natural não perderá seu tom se for mergulhada por alguns minutos, depois de limpa, numa solução de chá preto forte ou em chá feito com bastante casca de cebola. Se a renda for branca e quiser dar a ela um tom antigo, isto é, de sua cor natural, deixe-a ferver por meia hora dentro de recipientes contendo chá preto. Não é necessário enxágüe.
• Para que as rendas fiquem bem encorpadas por mais tempo, não use goma. Mergulhe-as numa água onde foram dissolvidos dois tabletes de açúcar. Assim, elas também se conservarão por mais tempo. Este jeito de engomar renda só pode ser usado em peças que não vão ser guardadas por muito tempo.

Nenhum comentário

teste