-- inicio ---

Como tirar manchas de roupas passo a passo


Sabe-se que um truque para cuidar de suas roupas e não deixá-las manchar quando acontece um acidente, é agir tão logo se perceba o estrago. Algumas manchas são mais difíceis de remover que outras, mas, com as dicas que daremos a seguir, você poderá livrar suas roupas de muitas delas, de maneira criativa e com o mínimo esforço.
Como tirar manchas de lama
Lave a roupa manchada de lama com água morna e vinagre, misturados em partes iguais. Depois lave normalmente e seque a sombra.
Como tirar manchas de mel
Para manchas de mel, dilua bicarbonato de sódio em água quente e aplique diretamente sobre a mancha. Deixe agir e enxágüe em água fria.
Como tirar manchas de mercúrio cromo
Se a mancha ocorrer em tecido branco lavável, deve-se colocar a peça de molho numa solução de 1 colher de chá de vinagre branco com 4 colheres de sopa de água sanitária em uma bacia média cheia de água quente. Após 10 minutos, esfregue bem e lave de acordo com o tipo de tecido. Outra opção para tirar manchas de mercúrio cromo, é aplicar água oxigenada 20 volumes sobre a área afetada.
Aplicar uma gema dissolvida em água sobre a mancha de mercúrio serve para clarear manchas de mercúrio das roupas.
Como tirar manchas de molho de tomate

Quando a mancha for causada por molho de tomate, raspe a área afetada com uma espátula e coloque sobre ela um pouco de água quente com detergente. Se for mancha seca, molhe uma esponja com água oxigenada 10 ou 20 volumes e, vá esfregando a esponja sobre a mancha até que ela saia.
Como tirar manchas de mostarda
Para tirar manchas recentes de mostarda, derrame sobre a área da mancha, uma solução de detergente, vinagre branco e água quente. É melhor fazer isso com a roupa esticada sobre uma vasilha e deixar a solução atravessar o tecido. Finalize enxaguando em água fria.
Como tirar manchas de nicotina
Primeiramente, limpe o local com um pano molhado com álcool. Se a mancha de nicotina persistir, misture 1/2 de xícara de água morna, 1 colher (de chá) de detergente líquido, e 1 colher (de sopa) de vinagre branco, e derrame sobre ela. Deixe cerca de 10 minutos e, então, enxágüe. 
As manchas provocadas pela nicotina do cigarro podem ser removidas também misturando partes iguais de água oxigenada 10 ou 20 volumes e limão e, esfregando essa solução com uma esponja sobre a mancha.
Como tirar manchas de óleo
Quando as manchas forem causadas por óleo, manteiga, loções, ungüentos e alimentos oleosos, tais como, amendoim, castanha de caju e abacate, coloque sempre uma folha de papel toalha por baixo da mancha gordurosa e aplique sobre ela, um algodão embebido em éter, benzina, gasolina ou querosene.
Se preferir, ao invés de usar esses removedores, prepare uma solução de 1 litro de água quente e 1 colher das de sopa de amoníaco. Mergulhe uma escova nessa solução e passe em cima da mancha. Depois, limpe a mancha com água e vinagre. Essa solução é indicada para tecidos delicados, cetim, seda e veludo. Roupas de seda manchados de gorduras, também podem ser limpos espalhando bicarbonato de sódio sobre a área afetada. Escove quando estiver bem seco.
Outra dica é: tão logo perceba que sua roupa manchou de óleo, coloque, sobre a mancha, bastante talco sem cheiro. Depois de algumas horas, retire o talco com uma escova. Se a mancha persistir, derrame água quente sobre ela e, conclua lavando normalmente.
Como tirar manchas de ovo
Não use água quente para limpar manchas causadas por ovos, somente água fria. Deixe a área afetada coberta com um pano úmido enquanto não puder limpar, para que a mancha não se fixe. Coloque um papel toalha embaixo do tecido, umedeça um pouco de sal e aplique sobre a mancha deixando alguns minutos. Enxágüe. Se a mancha ainda persistir, passe sobre ela uma solução de meia xícara de água fria e 1 colher de chá de amônia.
Como tirar manchas de perfume

Remove-se este tipo de mancha embebendo o lugar manchado com uma solução de "casca de quilaia" raspada e água morna. Essas cascas são vendidas em farmácias e drogarias.
As manchas de perfume em qualquer tecido (menos os sintéticos) também saem com a solução de 4g de sulfato de sódio para cada 100ml de água.
Para manchas provocadas pelo uso de desodorante, aconselha-se não aplicar o sabão diretamente sobre a mancha. Apesar de serem manchas difíceis de tirar, tente aplicar bicarbonato de sódio diluído em água e deixar por cerca de 30 minutos. Outra opção é pingar algumas gotas de limão sobre o local, deixar por alguns minutos e, antes que o limão seque sobre a roupa, enxaguá-la bem.
Como tirar manchas de piche
Coloque em cima da mancha de piche ou graxa, por alguns minutos, um pouco de margarina vegetal ou óleo de amêndoas que ajudam a diluir o piche. Feito isso, proceda como se fosse remover mancha de gordura: coloque uma folha de papel toalha por baixo da mancha gordurosa e aplique sobre ela, um algodão embebido em éter, benzina, gasolina ou querosene. Depois é só lavar a roupa normalmente.
Como tirar manchas de plantas verdes
Aplique um pouco de álcool sobre a área manchada e deixe agir se houver manchas de plantas em suas roupas . Após isso, lavar como de costume.
Como tirar manchas de resina
Molhe um algodão com álcool etílico e passe sobre a mancha. Isso deve dissolver as manchas de resina. Você também pode usar terebintina para tirar este tipo de mancha.
Recomendações para tirar manchas em geral
• Faça sempre um pequeno teste no tecido manchado, roupa, poltrona ou carpete, de preferência, numa parte que não seja muito visível, diminuindo assim as chances de ter qualquer surpresa desagradável!
• Se você notar que a roupa desbota, não a deixe de molho; enxágüe rapidamente para que não manche. Na última água de enxágüe, coloque um pouco de vinagre e deixe secar à sombra.
• Não deixe de remover completamente o produto usado na limpeza.
• Use luvas de borracha ao manusear produtos químicos e, após o uso, sempre lave bem as mãos com sabonete em água corrente.
• Limão sobre sua pele, e, em contato com o sol causa manchas e queimaduras. Portanto, caso utilize limão para tirar manchas, não saia ao sol imediatamente depois.

teste

Nenhum comentário