-- inicio ---

Como tirar manchas de roupas passo a passo 2


Sabe-se que um truque para cuidar de suas roupas e não deixá-las manchar quando acontece um acidente, é agir tão logo se perceba o estrago. Algumas manchas são mais difíceis de remover que outras, mas, com as dicas que daremos a seguir, você poderá livrar suas roupas de muitas delas, de maneira criativa e com o mínimo esforço.

Como tirar manchas de café e chá

Se a mancha for recente, basta passar uma pedra de gelo sobre a área afetada, e lavar normalmente em seguida.
Em roupas de lã, passe delicadamente um pouco de glicerina líquida sobre a parte afetada. Feito isso, lave como de costume.

Para tirar as manchas de café ou chá em roupas de seda de cor firme, embeba um algodão em água oxigenada 20 volumes. Espalhe a água oxigenada delicadamente até a mancha desaparecer. Lave, em seguida, normalmente.
 Em tecidos claros, as manchas podem ser removidas utilizando uma solução composta de meio copo de vinagre, meio copo de álcool e 1 copo de água. Passe uma esponja com essa solução diversas vezes e depois coloque para secar.
Para remover manchas de tecidos de cores não firmes, passe sobre a mancha uma solução composta de álcool etílico e sabão. Lave com água fria.
Se a mancha for de café com leite, esfregue na área atingida, um algodão com água oxigenada ou benzina. Posteriormente, lave a roupa normalmente.

Como tirar manchas de cal

A cal pode manchar suas roupas coloridas. Caso isso aconteça, aplique um pouco de vinagre ou suco de limão diretamente sobre o tecido. Enxágüe em água abundante.

Como tirar manchas de carvão

Remover manchas de carvão é muito fácil: basta esfrega miolo de pão fresco sobre a superfície afetada.

Como tirar manchas de cera de vela


Sempre que as manchas nas roupas forem provocadas por cera de vela, deixe a parafina secar e depois, retire o excesso com a parte da faca sem fio. Posteriormente, coloque a peça manchada entre duas folhas de papel toalha e passe com o ferro quente, mudando sempre o papel de posição, para absorver bem.
Logo após, coloque sobre a área afetada um pouco de talco neutro para absorver a gordura da parafina e deixe de um dia para o outro. Se ainda houver mancha, molhe-a com álcool e lave a peça inteira como de costume.
 

Como tirar manchas de chiclete

É muito simples retirar o chiclete que ficou grudado nas roupas das crianças: do lado avesso do tecido, esfregue uma pedra de gelo sobre o chiclete, até que ele fique bem duro. O segundo passo é tirar o excesso com a parte não cortante de uma faca e, finalmente, lavar normalmente. Se mesmo assim o chiclete permanecer, aplique sobre ele, uma clara de ovo misturada a um pouco de benzina. Depois, lave como de costume.
Uma dica é colocar a peça de roupa dentro de um saco plástico e, posteriormente, colocá-lo dentro do congelador por 1 hora. Este procedimento faz com que o chiclete endureça, tornando muito mais fácil retirar o excedente com o lado não cortante de uma faca.

Como tirar manchas de cigarro

Primeiramente, limpe o local com um pano molhado com álcool. Se a mancha de nicotina persistir, misture 1/2 de xícara de água morna, 1 colher (de chá) de detergente líquido, e 1 colher (de sopa) de vinagre branco, e derrame sobre ela. Deixe cerca de 10 minutos e, então, enxágüe.  
As manchas provocadas pela nicotina do cigarro também podem ser removidas misturando partes iguais de água oxigenada 10 ou 20 volumes e limão e, esfregando essa solução com uma esponja sobre a mancha.

Como tirar manchas de chocolate


A mistura da gordura do leite com o corante do cacau, presente no chocolate, é a responsável por manchar as roupas. Coloque, embaixo da mancha, um papel toalha. Para tirar essas manchas, deve-se aplicar sobre a área afetada um algodão embebido em glicerina líquida. Deixe o algodão sobre a mancha por alguns minutos, depois passe outro algodão embebido com água morna ou álcool.

Como tirar manchas de Coca-Cola

Manchas de coca-cola ocorrem com freqüência e são simples de serem removidas de suas roupas quando ainda não estão secas: basta lavar imediatamente com água fria. Não lave com água quente ou morna, pois isso pode acentuar ainda mais a mancha, ao invés de removê-la.

Como tirar manchas de doces e caldas

Para tirar manchas ocasionadas por doces e caldas, deve ser o bastante deixar a roupa de molho em água morna com sabão neutro, depois enxaguá-la normalmente. Porém, se a mancha não sair, adicione algumas gotas de amônia à água e deixe de molho por mais, aproximadamente, meia hora.

Como tirar manchas de esmalte de unhas

As manchas causadas por esmalte de unhas podem ser retiradas com acetona ou removedor de esmaltes. Posicione um pedaço de papel toalha do lado avesso da peça de roupa, sob a mancha. Embeba um algodão em acetona, removedor de esmaltes e pressione diretamente contra a mancha (do lado direito da roupa). O papel toalha serve para absorver o excesso de acetona, portanto, troque se necessário. Lave imediatamente após a remoção da mancha.
O óleo de banana também é eficiente na remoção de manchas de esmalte, e pode substituir a acetona. Na remoção de manchas de esmaltes de tecidos finos, use água oxigenada para obter melhor resultado.

Recomendações para tirar manchas em geral

• Faça sempre um pequeno teste no tecido manchado, roupa, poltrona ou carpete, de preferência, numa parte que não seja muito visível, diminuindo assim as chances de ter qualquer surpresa desagradável!
• Se você notar que a roupa desbota, não a deixe de molho; enxágüe rapidamente para que não manche. Na última água de enxágüe, coloque um pouco de vinagre e deixe secar à sombra.
• Não deixe de remover completamente o produto usado na limpeza.
• Use luvas de borracha ao manusear produtos químicos e, após o uso, sempre lave bem as mãos com sabonete em água corrente.
• Limão sobre sua pele, e, em contato com o sol causa manchas e queimaduras. Portanto, caso utilize limão para tirar manchas, não saia ao sol imediatamente depois.

Nenhum comentário

teste