-- inicio ---

Endometriose: Dor e Dificuldade para Engravidar, Tratamento, Cirurgia e Cura


O que é?

É a presença de tecido endometrial fora da cavidade uterina, aderido ao peritônio, bexiga e até mesmo alças intestinais. É mais comum em mulheres que nunca tiveram filhos, durante a menacme. 
A Endometriose é uma das doenças mais enigmáticas da Ginecologia. As teorias sobre a sua causa são muitas e o seu tratamento ainda tem sido muito estudado nos dias de hoje. 

Causa

A teria mais aceita é a da Menstruação retrógrada. Segundo ela a menstruação dessas mulheres faria o trajeto inverso, indo através das tubas até o peritônio. Esse tecido se implantaria lá por alterações celulares ou imunológicas, causando dor relacionada ou não aos ciclos menstruais. 

Sintomas

Podem ser resumidos nos 5D’s, sendo eles: Dismenorreia (cólicas intensas cíclicas ou acíclicas), Dor pélvica crônica, Dispareunia de profundidade (dor durante a relação sexual), Dificuldade para engravidar, Dificuldade para evacuar, Disúria.   

Diagnóstico

Se baseia nos sintomas, no exame físico e na ultrassonografia transvaginal, Pode ser feito também uma laparoscopia diagnóstica, cirurgia por vídeo que permite ver os implantes endometriais.

Tratamento

Medicamentoso com progestágenos, anticoncepcionais orais combinados ou análogos de GnRH. Podem ser usados também anti-inflamatórios para controle da dor. 
A cirurgia para remoção dos implantes também pode ser feita, mas não garante cura da doença. Pode haver recidiva da dor sem melhora da infertilidade.

Há cura?

Infelizmente, ainda não existe um procedimento que garante a cura da Endometriose. O tratamento pode melhorar bastante os sintomas e após a menopausa algumas mulheres também referem uma grande melhora.

Nenhum comentário