-- inicio ---

Como limpar a tábua de carne passo a passo


Utensilio indispensável na cozinha a tábua de carne é fundamental para o preparo das refeições, utilizamos para cortar frutas, vegetais e carnes.
Você pode ter uma tábua para cada fim assim você evita a contaminação cruzada  se preferir assim, use tábuas coloridas:
A maioria das pessoas possui apenas uma tábua de carne, de madeira ou plastico, aquelas brancas de polietileno.
O ideal é lavar logo após o uso, manter a tábua limpa, seca, guardada longe dos insetos.  Ao menor sinal de desgaste troque!
Isso porque as tábuas de madeira e plástico grudam sujeira nas reentrâncias, ao longo do uso fissuras se formam e nelas podendo haver proliferação de micro-organismos.
Aqui em casa eu uso uma para carnes, temperos, ervas e vegetais e outra para frutas pois não é nada agradável cortar uma melancia na tábua e ao comer constatar que ela está com gosto de alho não é mesmo?
Placa de corte – plastico polietileno 
Limpeza diária: após o uso, lave com água corrente e detergente; se necessário, esfregue com uma escovinha.
Limpeza semanal: lave e borrife água sanitária pura nos dois lados da tábua, deixando agir por 20 minutos. Lave novamente com água corrente e escovinha.



Tábua de madeira
Limpeza diária: após o uso, lave com água corrente e detergente. O ideal é esfregar com uma escovinha para limpar os riscos e sulcos que se formam na superfície.
Limpeza semanal: lave e borrife água sanitária pura nos dois lados, deixando agir por 20 minutos. Lave novamente com água corrente, escovinha e finalize enxaguando com água fervente e um pouquinho de vinagre, para cortar o odor da água sanitária. Fica bem limpa e higienizada!

Nenhum comentário