-- inicio ---

Cozido de Acém com Polenta de Milho de Pipoca do Mais Você de hoje - Receita da Ana Maria


No Mais Você desta quarta-feira, Ana Maria Braga recebeu o chef Marcelo Petrarca para ensinar mais uma deliciosa receita. O prato escolhido da vez foi um cozido de acém, acompanhado com polenta de milho de pipoca. Você ainda pode incrementar a iguaria com os caldos de legumes e carne. Confira:

Ingredientes - Cozido de Acém

5 colheres (sopa) de azeite
1 cebola média picada (½ xícara de chá)
4 dentes de alho picados (1 colher de sopa)
1kg de acém cortado em cubos grandes e temperado com sal e pimenta-do-reino moída a gosto
60ml de molho de soja
500ml de caldo de legumes
250ml de vinho tinto
1l de caldo de legumes
200g de abóbora cabutiã em cubos pequenos
2 batatas em cubos médios (170 g)
1 espiga de milho em rodelas grossas
2 cenouras cortadas em rodelas médias (150 g)
8 dentes de alho sem casca
220g de abobrinha cortadas em rodelas médias
120g de brócolis em buquês
Sal a gosto

Modo de Preparo - Cozido de Acém

Numa panela em fogo médio aqueça 5 colheres (sopa) de azeite, coloque 1 cebola media picada e doure levemente. Adicione o alho, 1 kg de acém cortado em cubos grandes e temperado com sal e pimenta-do-reino moída a gosto e refogue por 10 minutos. Despeje 60 ml de shoyu, 500 ml de caldo de legumes, 250 ml de vinho tinto, tampe a panela, aumente o fogo e cozinhe por 1 hora e 20 minutos, adicionando aos poucos 1 litro de caldo de legumes conforme for secando o caldo da panela.
Depois desse tempo, retire a tampa e acrescente 200 g de abóbora em cubos pequenos, 2 batatas em cubos médios, 1 espiga de milho em rodelas grossas, 2 cenouras cortadas em rodelas médias, 8 dentes de alho sem casca e cozinhe por 10 minutos. Junte 220 g de abobrinha cortadas em rodelas médias, 120 g de brócolis e cozinhe por mais 10 minutos sem tampa. Apague o fogo e sirva com polenta de milho de pipoca e regue o caldo de carne reduzido.

Ingredientes - Polenta de Milho de Pipoca

300g de milho para pipoca
40g de manteiga sem sal
2 dentes de alho picados (½ colher de sopa)
½ xícara (chá) de cebola picada
200ml de caldo de legumes
Sal e pimenta-do-reino moída a gosto
40g de queijo parmesão ralado

Modo de Preparo - Polenta de Milho de Pipoca

Bata 300 g de milho para pipoca no liquidificador até ficar uma farinha fina (+/- 3 minutos) e passe por uma peneira fina. Descarte o que ficar na peneira e reserve a farinha fina.
Em uma panela em fogo médio derreta 40 g de manteiga e doure 2 dentes de alho picados. Adicione ½ xícara (chá) de cebola picada e 100 ml do caldo de legumes. Quando começar a ferver coloque a farinha de milho peneirada e mexa sem parar. Conforme a água secar, acrescente um pouco mais do caldo até cozinhar a farinha. Acerte o sal e a pimenta do reino moída a gosto, adicione 40 g de queijo parmesão ralado e um pouco mais da manteiga.

Ingredientes - Caldo de Legumes

1 fio de óleo
500g de batata cortada ao meio (3 batatas)
400g de cenoura em rodelas grandes (3 xícaras de chá)
500g de abobrinha em rodelas grandes (3 xícaras de chá)
300g de cebola cortada ao meio sem casca (2 xícaras de chá)
7 folhas de louro
5l água

Modo de Preparo - Caldo de Legumes

Numa panela em fogo alto aqueça 1 fio de óleo, coloque 500 g de batata cortada ao meio, 400 g de cenoura em rodelas grandes, 500 g de abobrinha em rodelas grandes, 300 g de cebola cortada ao meio sem casca, 7 folhas de louro e refogue por 10 minutos. Despeje 5 litros de água e cozinhe por 30 minutos. Apague o fogo, passe por uma peneira de inox e reserve.

Ingredientes - Caldo de Carne

¼ xícara (chá) de azeite
60g de cebola cortada em cubos
1 colher (chá) de alho picado
300g de aparas de acém em tiras
600ml de água
70ml de vinho tinto seco
50ml de molho de soja

Modo de Preparo - Caldo de Carne

Numa panela em fogo médio aqueça ¼ xícara (chá) de azeite, coloque 60 g de cebola cortada em cubos, 1 colher (chá) de alho picado e doure levemente. Adicione 300 g de aparas de acém em tiras e doure bem pingando água aos poucos (+/- 15 minutos). Despeje 600 ml de água, 70 ml de vinho tinto seco, 50 ml de shoyu e cozinhe por 1 hora.
Depois desse tempo, apague o fogo e passe por uma peneira de inox. Descarte o que ficar na peneira e transfira o caldo para a panela em fogo médio para reduzir por 1 hora e 30 minutos. Apague o fogo e reserve.

Nenhum comentário