-- inicio ---

Como escovar os dentes do cachorro passo a passo


Você sabe qual é a melhor forma para escovar os dentes de cães e gatos? Não? Então vamos descobrir agora.


Anteriormente, nós já falamos aqui sobre doenças que afetam a saúde bucal do pet e que podem levar à dor, inflamação, perda de dentes e dificuldade para se alimentar. A única forma de prevenir todos esses problemas é através da escovação diária dos dentes do animal. Assim, evita-se a formação de placa bacteriana, inflamação da gengiva e perda dental. Mas você sabe qual é a melhor forma para escovar os dentes de cães e gatos? Não? Então vamos descobrir agora.
ESCOLHA UMA ESCOVA DE DENTES ADEQUADA
O primeiro passo é escolher uma escova de dentes que tenha cerdas macias e seja adequada ao tamanho da boca do pet. Em caso de animais filhotes ou mesmo no início da escovação de animais adultos, você pode optar por escovas de dedo, muito semelhantes às que são usadas em bebês.
ESCOLHA UM CREME DENTAL ADEQUADO AO PET
Na hora de comprar um creme dental, busque um que seja específico para animais. Estes possuem um sabor aceitável para cães e gatos, além de serem específicos para uso na espécie.
OBS: Não utilize pastas de dentes de uso humano!

COMEÇANDO A ESCOVAR
Escolha um momento do dia em que o pet está tranquilo e calmo. Fique próximo a ele e faça bastante carinho.
No início, você pode oferecer a pasta de dente própria para animais para que ele experimente e prove seu sabor. Normalmente, elas possuem sabor de carne, justamente para que o pet a enxergue como um petisco. Depois dessa etapa, massageie a boca do pet com seu dedo, assim ele começará a se acostumar com os movimentos.
A terceira etapa é começar a usar a escova de dentes ou a dedeira (o que preferir). Levante o lábio superior do pet e faça movimentos circulares em todas as faces e dentes. Depois faça o mesmo na parte inferior.
Ao final, não é necessário enxaguar a boca do pet, pois essas pastas são próprias para animais e podem ser engolidas por ele. Por isso, é tão importante não utilizar pastas de dentes de humanos, ok?
O HÁBITO DA ESCOVAÇÃO
Assim como ocorre com as pessoas, o ideal é que a escovação dos dentes seja iniciada desde muito cedo. Dessa forma, o animal irá se acostumar com a prática e no futuro, será tudo mais simples. Mas calma, se o seu pet nunca teve seus dentes escovados quando filhote, ainda dá tempo de ensiná-lo, mesmo quando ele já é adulto. Pode ser um pouco difícil no começo, o cão ou gato pode se recusar a abrir a boca, pode tentar morder a escova ou salivar muito. Mesmo assim, faça isso todos os dias e tenha em mente que é preciso ter um pouco de paciência. Com o tempo, a prática se tornará mais simples.

Nenhum comentário