-- inicio ---

Saiba que limpar cromados sem esforço e sem gastar grana é possível!


Note que o cromo é um metal muito usado em imensas aplicações: panelas, rodas, parafusos, faróis, potes e torneiras. Já reparou? A verdade é que o seu brilho é muito característico, mas a oxidação do cromado não é fácil de eliminar, assim como a corrosão do mesmo.

Geralmente, este material sofre com manchas de água e sujidade – o que pode causar aparecimento de ferrugem. Porém, é possível fazer uma limpeza caseira, barata e nada complicada, para recuperar o aspecto original. Para tal, você só vai precisar de produtos e instrumentos que tem, com certeza, em sua casa. Não vai necessitar comprar nada.

Ora, siga as nossas instruções atentamente:

1. Primeiro, limpe de forma básica o cromado, apenas com sabão neutro e água, para retirar as manchas e as impurezas do cromado.
2. Feito isto, pode deitar num balde ou bacia água morna, com um pouco de detergente neutro, até obter uma espuma encorpada.
3. Recorra a uma esponja que não seja dura para limpar o cromado, com a mistura que preparou anteriormente.
4. Entretanto, retire a mistura e, com um pano, vai secar bem o objeto que limpou.
No entanto, depois desta primeira limpeza, algumas impurezas podem estar mais grudadas, pelo que a limpeza básica inicial pode não ser suficiente, por muito que esfregue.

Por isso, numa segunda fase, você pode usar a seguinte receita:

1. Use uma medida de vinagre para duas de água. Passe o cromado usando um pano suave.
2. Caso necessário, para intensificar o poder de limpeza, você pode juntar algum bicarbonato de sódio num pano embebido, previamente, num pouco de água.
3. Depois da limpeza, pode retirar a mistura, secando e lustrando o cromado com um pano conveniente.
Além disto, no caso de pretender tirar ferrugem de um objeto cromado, você pode usar uma simples folha de alumínio, sem necessitar nada mais. Quer ver como?
1. Crie uma bola com a folha de alumínio, amassando-a. Faça a bola de acordo com o tamanho da mancha causada pela ferrugem no cromo.
2. Entretanto, só necessita de friccionar na ferrugem, mas sem usar força excessiva, para não causar estragos no objeto a limpar.
Com estas dicas, da próxima vez que pretender limpar os cromados de sua casa, por exemplo, as torneiras do banheiro, já vai ser um processo mais fácil, vai ver. Se for dona de casa irá ficar tão satisfeita que vai, com certeza, partilhar estes macetes com as suas amigas.

Nenhum comentário