-- inicio ---

Como fazer a declaração anual do MEI passo a passo

Como fazer a declaração anual do MEI: Com a crise e o desemprego as pessoas tiveram que tomar outros rumos na sua carreira profissional, muitos optaram por abrir seu próprio negócio e para tanto fizeram um MEI (Micro Empreendedor Individual) que permite gerir seu negócio, emitir nota fiscal e até contratar um funcionário.
Porém é preciso fazer anualmente a declaração do MEI.

Como fazer a declaração do MEI?

A declaração do MEI deve ser feita anualmente através do Portal do Empreendedor onde outros serviços também podem ser feitos como: impressão de boleto, inscrição, baixa e alterações. Para fazer a Declaração Anual é preciso respeitar o período que corresponde entre 02 de janeiro e 31 de maio do ano correspondente. Se a declaração for feita dentro desse período não é gerada nenhuma multa.

O que deve ser informado na Declaração do MEI?

Quando for fazer a declaração do MEI será necessário informar para a Receita Federal o valor da receita bruta anual da empresa, referente ao ano anterior, ou seja, a declaração que você vai fazer em 2019 deverá ser referente ao ano de 2018. Você deverá informar tudo que foi recebido, seja na venda de mercadorias ou na prestação de serviços, tendo ou não emitido nota fiscal.
Para facilitar a declaração é só somar tudo que estiver no relatório mensal de receita bruta de acordo com cada mês do ano. É importante informar se você tem um empregado ou não.

Veja como fazer a declaração anual do MEI

1º passo – acesse o portal no link www.portaldoempreendedor.gov.br e selecione a opção Declaração Anual-DASN-SIMEI
2º passo – informe o CNPJ da empresa e coloque os caracteres e clique em continuar;
3º passo – selecione a opção Original onde irá aparecer vários anos, selecione o anterior ao que você está;
4º passo – no campo Valor da Receita Bruta Total você deverá informar o faturamento total do ano e no campo abaixo deverá informar apenas o valor que é referente às atividades de indústria, serviços de transporte interestadual e intermunicipal e comercio;
5º passo – agora você já pode concluir a Declaração Anual (DASN-SIMEI);
6º passo – se você quiser poderá imprimir a Declaração e guardar para usar quando necessário.
O Micro Empreendedor Individual (MEI) que não fizer a sua declaração no prazo estipulado deverá seguir o mesmo procedimento acima, mas o mesmo deverá estar ciente que deverá pagar uma multa por não ter efetuado a declaração dentro do prazo.
Lembre-se que a sua declaração do MEI não tem nada a ver com a Declaração de Pessoa Física, as duas são bem distintas. Portanto sua declaração do MEI deve ser feita somente com informações da sua empresa para que não haja nenhum problema.

Nenhum comentário