-- inicio ---

Dicas de etiqueta à mesa - organizar talheres na mesa

Sabe quando você quer fazer um jantar especial para receber os amigos ou a família? Aí bate aquela dúvida de como arrumar uma mesa bonita, com um tipo de prato e talher para entrada, prato principal etc. Parece tão difícil que a gente até desiste.
Isso se chama “etiqueta à mesa”. Normalmente usado em eventos sociais, inclusive de alto padrão, mas pode ser adaptado para eventos que não envolvam tanto luxo também e até mesmo para um simples jantar em casa.

Veja algumas dicas para não errar quando precisar ir a um evento formal ou quando quiser fazer um jantar em casa:
  • Facas e colheres de sopa devem ficar à direita
  • Garfos ficam à esquerda
  • Os talheres devem ser colocados na ordem em que serão usados. Os que estão mais longe do prato serão os primeiros.
  • Se houver entradas, devem ser servidas no prato de couvert que fica acima e à esquerda, junto com a faca de manteiga
  • O prato de sopa fica acima de todos, logo abaixo vem o prato principal.

Tipos de talheres

Garfos

Os maiores e mais comuns são para a refeição. Os menores são usados para sobremesa. E ainda existem garfos específicos para peixes, que possuem dentes mais grossos para ajudar a separar os espinhos do peixe.

Facas

As facas de mesa tem serra mais discreta, porque servem apenas para ajudar a colocar o alimento sobre o garfo. Já as facas para cortar carne, tem uma serra mais aparente. As facas de peixe não tem serra, apenas são mais pontudas para ajudar o garfo a separar os espinhos.

Taças e copos

Para um jantar menos formal em casa não precisa colocar tantas taças e copos diferentes, mas uma para água e outra para bebida já é o suficiente. Aqui no blog tem dicas dos copos e taças que servem para quais tipos de bebidas.

Nenhum comentário

teste