-- inicio ---

Faça Você Mesmo: Ar Condicionado Caseiro com Gelo e Ventilador


Com esse calorão, nada melhor que um aparelho de ar condicionado, não é mesmo? O problema é que nem todo mundo tem dinheiro para comprar um. E, inclusive, muitos prédios não permitem colocar ar condicionado externo. Nesse caso, você pode optar por um circulador de ar, mas eles não são tão eficientes e servem mais como um ventilador.
Uma opção barata e prática para salvar na hora do sufoco é criar seu próprio ar condicionado caseiro. Ele é perfeito para economizar energia e dar uma refrescada no ambiente sem gastar muito dinheiro.
Além disso, o ar condicionado caseironão gasta energia elétrica nem gases tóxicos, então é ecologicamente correto e muito simples de construir.

Para completar as vantagens, o ar condicionado caseiro é portátil e não ocupa espaço.
E aí, quer aprender a fazer? Então continue lendo o artigo e anote tudo!

Como fazer um ar condicionado caseiro com ventilador: Materiais Necessários

Para fazer seu próprio ar condicionado caseiro com ventilador, você precisará de:
  • 1 Ventilador
  • 2 Garrafas PET
  • Gelo
Verifique o tamanho do seu ventilador e a qualidade do seu motor, pois isso irá determinar o tamanho da garrafa pet que a ser utilizada. Um ventilador pequeno, com motor menos potente, comporta duas garrafas plásticas de 510ml, dessas que são usadas para a venda de água. Já um ventilador maior, robusto e possante, tolera garrafas grandes de 2 litros.
A diferença? O peso! Uma garrafa grande pode queimar o motor de um ventilador pequeno, que, provavelmente, não aguentará a carga adicionada ao aparelho para a criação do seu ar-condicionado caseiro.

Ar condicionado Caseiro: como fazer

Para fazer o ar condicionado caseiro, o primeiro passo é preparar as garrafas. Retire os rótulos e faça um corte no fundo e alguns furos. Use um arame para prender as garrafas PET na grade do seu ventilador, na parte de trás, conforme a imagem abaixo:

As garrafas devem estar com a tampa.  Agora basta encher as garrafas com gelo, usando o corte que foi feito no fundo. Ligue o ventilador e pronto!
Para tirar a água acumulada, basta abrir as tampas e deixar uma vasilha embaixo.
Esse ar condicionado caseiro é totalmente improvisado, porém como é barato e fácil de fazer, pode salvar a sua vida nos dias mais quentes!
A lógica é simples: o ventilador puxa o ar que está na parte de trás e com a sua força o empurra para a frente. Com as garrafas cheias de gelo, o aparelho vai puxar um ar mais gelado que a temperatura ambiente e impulsionará para o espaço, por isso é essencial os furos, pois esses facilitam e muito a saída do ar frio de dentro da garrafa para que o ventilador coloque a sua força em prática e espalhe o ar gelado pelo local escolhido.
Se ficou alguma dúvida no modo de fazer, veja esse vídeo abaixo explicando:
Ele também serve como um substituto enquanto você guarda dinheiro para comprar um ar condicionado de verdade 🙂
E aí, gostou da ideia? Espero que sim! Compartilhe com os amigos e deixe seus comentários aqui no blog.

Nenhum comentário