-- inicio ---

Geleia de Maçã e Vinho do Porto



Se te oferecem maçãs, come-as e usa-as na cozinha. As maçãs continuam a chegar cá a casa. Na última semana, mais um saco cheio de maças de Alcobaça. Depois do bolo e da tarte da semana passada durante o fim de semana foi altura de colocar outras receitas em andamento. Uma marmelada de maçã, receita que podem e com os caroços da maçã (muito ricos em pectina) uma deliciosa geleia com vinho do porto que ficou de “comer e chorar por mais”, e serve como acompanhamento perfeito para queijos e até carnes assadas, para quem gosta desses contrastes (e que deve ficar para lá de deliciosa com foie gras)
Deixo-vos a receita, juntamente com uma dica de poupança: podem aproveitar os caroços das maçãs que comem habitualmente como sobremesa até terem os suficientes para os reaproveitarem nesta receita! 


Ingredientes para cerca de 4 frascos de 150ml:

caroços de cerca de 15 maçãs
1 litro de água
700g de açúcar
125ml de vinho do porto

Preparação:

Num tacho coloque a água e os caroços de maçã e deixe ferver em lume brando, até o líquido ter reduzido para cerca de metade, e os caroços de maçã terem libertado a pectina. Coe depois essa mistura, com um coador fino ou através de uma gaze fina e acrescente mais água até perfazer um litro. Acrescente o açúcar e o vinho do porto e leve novamente ao lume a ferver em lume brando até a geleia estar no ponto.
Coloque depois a geleia ainda quente em frascos previamente esterilizados, e coloque-os depois de cabeça para baixo durante cerca de 30 minutos. Guarde-os depois num local fresco e seco.

Nenhum comentário

teste