-- inicio ---

Receita de sabonete líquido com um toque artesanal

O assunto de hoje é como fazer sabonete líquido em casa, mas é claro que não poderíamos esquecer daquele toque artesanal todo especial pra valorizar o resultado, certo?



Assim caprichei na embalagem, que fiz pensando em presentear. E fica a sugestão para vocês, pois a receita vale à pena, funciona de verdade e custa quase nada.
Quem quiser saber como eu revesti e impermeabilizei a garrafinha de vidro com tecido e rendas, é só clicar e reler Decupagem em porcelana com tecido

A receita do sabonete não é minha, eu encontrei num site estrangeiro e resolvi testar. Como funcionou super bem estou compartilhando para que todos possam aproveitar.



Receita de sabonete líquido


A receita na verdade ensina a transformar o sabonete em barra em sabonete líquido, por isso é uma versão tão fácil e barata, que exige apenas uma panela, fogão e uma batedeira ou liquidificador. O custo final vai ficar em torno de R$2,50, sem a embalagem.

Para a receita funcionar bem é preciso usar sabonetes que não tenham hidratantes sintéticos em sua composição. Esses hidratantes não deixam o sabonete líquido mesclar e chegar no ponto certo deixando com aparência de “gosma”.

A dica é optar por sabões e sabonetes que utilizem em sua fórmula gorduras vegetais naturais saponificáveis, como o óleo de coco. Nem todas as gorduras vegetais resultam em sabonetes que espumam, assim sugerimos sabões à base de coco que é mais fácil de encontrar.

Dica: Dove não funciona apenas porque seus hidratantes são sintéticos. Portanto escolham um sabonete com um perfume que gostem mas que seja um sabonete o mais natural possível. Ou então usem sabão de coco com extratos aromatizantes.

Rale a barra de um sabonete com um ralador de queijo. Quanto menor os pedaços mais rápido de fazer.

Coloque numa panela grande 2 litros de água para aquecer. Não pode ferver.


Quando a água começar a soltar bolhas despeje o sabonete ralado dentro da panela e baixe o fogo. Não pode ferver.

Providencie também glicerina líquida. Vocês encontram em farmácias ou em perfumarias.

Adicione imediatamente depois do sabonete duas colheres de sopa de glicerina.

Mexa bem até dissolver todo o sabonete. Isso leva uns 5 minutos no máximo.

Desligue o fogo e vamos aguardar o sabonete esfriar por pelo menos 12 horas. Nesse ponto o sabonete já tem a aparência líquida que queremos, mas é preciso que ele complete o processo. Eu esperei até o dia seguinte.

Depois de frio a consistência ficará firme como um pudim. É assim que deve ser.

Agora para chegar na consistência líquida certa, bata bem com uma batedeira ou use o liquidificador. Se o sabonete estiver muito grosso adicione água morninha quase fria aos poucos até acertar o ponto.

Taí o sabonete líquido pronto pra usar com estoque para um bom tempo. É só guardar num galão plástico e lembrar de agitar vez ou outra.

Agora se quiser oferecer de presente é só caprichar na embalagem que fico um mimo.

Nenhum comentário