-- inicio ---

2 receitas de repelente natural: Corpo e Ambiente

Repelente natural caseiro para o corpo

Esta receita é muito tradicional e bastante conhecida – apareceu em diversos programas na televisão e virou até tema de ciência em uma escola no interior da Bahia. Muito simples de fazer e eficiente, mas atenção: não deve ser usada em crianças com menos de 3 anos de idade.

Ingredientes

  • 1 litro de álcool a 30%
  • 50 g de cravo da índia
  • 30 ml de óleo de amêndoa

Modo de fazer e aplicar

Coloque os cravos dentro de um pano e amasse com um pilão. Coloque os cravos já amassados dentro do frasco com álcool, adicione o óleo de amêndoa. Deixe curtir por 1 semana (agitando o frasco com cuidado 2 x ao dia). Aí é só aplicar na pele (braços e pernas). Como tem álcool é bom evitar aplicar ao sol.

Outras formas de prevenir as picadas é usar a loção hidratante Aloe Citronela com extrato de Neem – este é um repelente vegano super eficiente.

Repelente natural caseiro para o ambiente

Este repelente deve ser usado apenas no ambiente, jamais na pele!
Foi divulgado pelo Professor de Farmácia Silvio Miró Franck (PUC-PR) no programa de televisão Globo comunidade no ano de 2010 e espanta até os mosquitos da dengue, mas isto não substitui as medidas preventivas: evite água parada na sua casa!

Ingredientes

  • 5 ml de óleo essencial de citronela (você encontra na lojinha do Lar Natural aqui e aqui)
  • 1l de álcool a 70% (pode ser encontrado em farmácias)

Modo de fazer e aplicar

Misture o óleo no álcool e agite um pouco. Coloque numa embalagem borrifadora e aí é só utilizar  no ambiente!
Outra método repelente para o ambiente é utilizar o incenso de citronela, que além de proteger, irá perfumar a sua casa!

Nenhum comentário