-- inicio ---

Aprenda como higienizar seus travesseiros

Você tem o costume de lavar o seu travesseiro? Mesmo que você não perceba, com o passar do tempo, ele acumula poeira, oleosidade, suor e outras secreções corporais que diminuem a vida útil do travesseiro e que podem causar alergias. Por isso, o ideal é que a higienização seja feita, pelo menos, a cada seis meses.
Para ajudá-lo nessa tarefa, separamos algumas instruções de lavagem. Mas antes de lavar o seu travesseiro, verifique na etiqueta as indicações do fabricante para saber se ele é mesmo lavável ou não.

LAVAGEM À MÃO

A lavagem à mão é indicada para alguns travesseiros de materiais especiais ou que sejam mais delicados por seu formato ou estrutura.
Para lavar travesseiros de molas, anatômicos ou de fibra, siga esses passos:
• Encharque o travesseiro em balde ou tanque;
• Esfregue com detergente neutro ou sabão líquido de sua preferência;
• Enxágue totalmente e aperte, sem torcer, para retirar o excesso de água.
Para travesseiros de viscoelástico, látex ou espuma comum a lavagem não é recomendada, mesmo a com enxágue, pois o poliuretano reage intensamente a qualquer líquido com o qual venha a ter contato. Neste caso, a higiene da capa removível é imprescindível. No caso de a capa não ser removível, recomenda-se que seja feita higienização superficial deste material com uma esponja, um pouco de sabão em pó e o mínimo de água possível.

LAVAGEM A SECO

Travesseiros de pena de ganso ou plumas devem ser lavados a seco. Levá-los à lavanderia é o mais indicado.

LAVAGEM NA MÁQUINA

Você pode achar mais prático lavar na máquina, mas antes de fazê-lo, busque ter certeza de que o seu travesseiro pode ser lavado dessa maneira. Confira as dicas abaixo:
• O recomendável é lavar em pares, colocando-os em lados oposto na máquina para balancear o peso;
• Prefira utilizar sabão líquido ao invés de sabão em pó, que pode deixar resíduo no tecido;
• Adicione o sabão em uma quantidade maior do que o usual, para que todo o preenchimento receba a limpeza;
• Siga as instruções do fabricante na etiqueta para controlar a temperatura e intensidade da lavagem. Na dúvida, utilize o ciclo delicado da máquina e água morna para higienizar o produto;
• Se o travesseiro for de fibra, prefira água em temperatura ambiente. A água quente pode fazer com que esse tipo de preenchimento empelote;
• Programe a sua máquina para um molho longo e dois enxagues, garantindo que será removido todo o sabão do interior do travesseiro;
• Se a capa do produto for removível, ela pode ser lavada e secada separadamente, conforme instruções presentes na etiqueta. Sua lavagem semanal pode trazer mais praticidade em relação à lavagem do produto completo.

Nenhum comentário