-- inicio ---

Como Fazer Composto Orgânico Borra de Café, Casca de Ovos e Banana

Como Fazer Composto Orgânico

O composto orgânico no cultivo orgânico é fundamental e os vegetais orgânicos são ótimos para saúde. Além de ser saudável, plantar uma horta orgânica ajuda proteger o meio ambiente e evita também contaminação em que planta e cuida das hortaliças.
Os vegetais precisam de nutrientes variados para desenvolverem bem e nas cascas de frutas, de legumes, dos ovos e na borra de café temos a maioria deles. Hoje vamos falar sobre como fazer composto orgânico com cascas de ovos, cascas de banana e borra de cafés, ingredientes que temos de sobra em casa e que reaproveitar no preparo de compostagem é muito bom.

Além de evitar desperdícios, evitamos o uso de produtos químicos em hortas e de uma forma econômica, sem custo nenhum. Veja como fazer composto orgânico com borra de café rica em matéria orgânica, nitrogênio, cascas de ovos rica em cálcio e cascas de bananas ricas em potássio.

Como Fazer Composto Orgânico

Ingredientes

  • Cascas de ovos
  • Cascas de bananas
  • Borra de café.

Modo de preparo

Separar partes iguais de cascas de ovos lavadas e secas, cascas de bananas secas e borra de café.
Triturar as cascas de ovos secas até ficar um pó fino. Reservar.
Triturar as cascas de bananas desidratadas no sol. Reservar.
Colocar a borra de café secar.
Em um recipiente grande, misturar as cascas de ovos trituradas, as cascas de bananas trituradas e a borra de café, manter úmido sem encharcar, revolver de tempos em tempos e usar 6 meses depois.

Como usar

Colocar no vaso metade da mistura ou composto orgânico e metade de terra comum, misturar e plantar. O mesmo deve ser feito em canteiros e hortas caseiras.

Cuidados com a borra de café

Evitar colocar a borra de café pura e direto na horta com hortaliças, segundo especialista em agricultura, a borra pura pode roubar os nutrientes da terra. Em grandes cultivos o indicado é usar 1 kg de borra de café para cada m².
A borra demora muito para se decompor e precisa ser usada em pequenas quantidades. O mais seguro é que a borra seja misturada previamente na terra com cascas de vegetais secas e trituradas.
No caso de cultivo em grandes áreas a borra de café pode ser colocada ao redor dos canteiros, sendo recomendado por especialistas em agricultura no Globo Rural de 28/04/2019 1 kg de borra de café para 1 m² de terra.

Nenhum comentário